Prática de yoga ajuda a melhorar desempenho do atleta em competições?

por Nicole Witek

Poderíamos considerar o yoga como antítese do esporte, mas as duas atividades não se excluem. Por exemplo: o sono é antítese do estado de vigília, um pressupõe e condiciona o outro.

Continua após publicidade

No yoga, toda a atividade mental e física está orientada para o mundo interior, tanto físico como psíquico. Não se almeja resultados no mundo externo, não se entra em contato com a musculatura para que ela fique mais tônica, mas sim para amaciá-la e flexibilizá-la.

O yoga tonifica o organismo, harmoniza os sistemas respiratório, digestivo, nervoso, as glândulas endócrinas, as circulações sanguínea e linfática.

O yoga quer o equilíbrio integrado do ser humano. Não existe adversário, nem recorde para ser ultrapassado, não existe competição, nem consigo mesmo.

Então… como o yoga pode dar apoio ao atleta?

Continua após publicidade

Falando do apoio físico e do complemento ao treino físico, podemos apontar que o yoga proporciona:

– O melhor desempenho da respiração que, segundo as necessidades, poderá ajudar na performance e será uma ferramenta para reduzir o estresse e a ansiedade na hora da competição. Uma respiração profunda e relaxada é a base para o relaxamento do atleta.

– Com os movimentos lentos para “entrar na postura” de yoga, o atleta desenvolve uma forma diferente de lidar com o corpo, de “mover” sua atenção para dentro, para o mundo das sensações internas: tanto da musculatura como dos órgãos, afastando-se do conceito limitado do corpo como mecânica, favorecendo assim a integração corpo/mente/espírito.

Continua após publicidade

– A prática do yoga aumentará a flexibilidade: o treino físico do atleta leva a musculatura ao extremo da tensão, às vezes chegando até á ruptura. Não importa qual a modalidade de esporte, quer seja corredor ou golfista, um movimento mais amplo, devido a uma maior elasticidade da musculatura, ajudará a atingir a perfeição.

– O ganho no equilíbrio. Graças à incorporação de exercícios de equilíbrio dentro da rotina do yoga e a prevenção para que o corpo não trabalhe fora do eixo, que levaria ao desgaste das articulações e ás lesões. Portanto, o yoga ajuda a perceber os desequilíbrios e a alinhar os segmentos corporais, prevenindo assim os desgastes articulares e as lesões.

– A prática do yoga é excelente para os atletas, pois a partir do conhecimento da mecânica corporal, entra no caminho do desempenho mental e pessoal, encontrando uma outra dimensão, que faz com que ele diga como o Joan Benoit Samuelson, maratonista americano quem ganhou a medalha de ouro em 1984 durante as Olimpíadas de Verão de Los Angeles: “Correr é 80% mental”, ou como Jim Flick, um dos 100 melhores professores de golfe dos Estados Unidos: “O golfe é 90% mental. O outro percentual de 10% é essencialmente… mental”.

O yoga aparece como uma opção fantástica para o desempenho físico e ao mesmo tempo para o desempenho mental. É a única disciplina que alia o despertar da consciência física e orgânica, com o despertar da mente e seu treino sistemático.

Para realizar esse treino, necessita-se o domínio das técnicas de relaxamento, condição previa ao treino mental. Mais uma vez entra o yoga: é campeão nessas técnicas e ainda oferece uma gama de exercícios de treino mental infalíveis. Um deles sendo a prática da visualização.

Prática da visualização

Hoje a visualização faz parte do treino do atleta. A visualização ou a imaginação guiada, a repetição mental do treino, o ensaio prévio das competições é ensinado por vários tipos de psicólogos. Mas é importantíssimo repetir que o yoga acumula milênios de anos de experimentação prática para a auto-realização e se realizar no esporte é uma forma de auto-realização, que requer um treino da atenção e da concentração.

Hoje pesquisas mostram que os comportamentos físicos e psíquicos podem ser melhorados, que a confiança e a performance do atleta podem ser “treinadas”, e que o atleta pode ter controle sobre seu corpo, seus pensamentos e suas emoções, graças às técnicas de visualização.

A mente forte permite ao atleta analisar suas fraquezas e acessar suas forças. A mente forte permite a redução do medo do fracasso e reforço da confiança em si mesmo. A mente forte permite sustentar pensamentos e emoções positivas, que resultam em um estado propicio ao sucesso.

Novamente: o yoga é “expert” nessas técnicas. Quase tudo que é feito hoje em dia, focando o melhor desempenho do atleta, tem como base as técnicas do yoga, já experimentadas há milênios.

Um professor de yoga com boa formação, tem habilidade para ser um excelente coach para o atleta, para acompanhá-lo, tanto no caminho desempenho físico quanto de suas realizações esportistas.