Vivenciar o yoga é aprender a nos valorizar

por Emilce Shrividya Starling

Por que é bom praticar a Filosofia do Yoga? Porque funciona e nos torna mais felizes. Através dessa pratica milenar aprendemos a ser mais alegres, tranquilos e pacientes. Alcançamos o autoconhecimento e melhoramos a nossa qualidade de vida. Vamos tendo uma sensação de bem-estar, tanto física como mental, em nossas atividades diárias, pois vamos desenvolvendo mais entusiasmo, aceitação e coragem.

Continua após publicidade

O que é Yoga? Yoga é uma palavra que vem do sânscrito e significa união do corpo, mente e espírito. É integrar corpo, mente e inteligência à profundidade da alma.

Yoga não é religião. É uma ciência. A ciência do bem-estar. Ciência da juventude da alma. É a arte de ser feliz, conquistando mais coragem, alegria interior, a tolerância, a paciência, apesar de todos os desafios, problemas, sofrimentos e dificuldades do planeta Terra.

Como disse BKS Iyengar: "O Yoga é uma arte, uma ciência e filosofia. Ele toca a vida da mulher e do homem em todos os níveis físico, mental e espiritual. É um método prático para fazer a vida de alguém ter sentido, ser útil e nobre".

E como, poeticamente, disse Iyengar: "Yoga é como música. O ritmo do corpo, a melodia da mente e a harmonia da alma criam a sinfonia da vida".

Continua após publicidade

Algumas pessoas acham que praticar Yoga é apenas fazer posturas. Mas, fazer os asanas, as posturas, é um dos passos dois Oito estágios do Yoga:

1. Yamas – harmonização do ser humano com a sociedade com mandamentos morais e universais como: Não violência, dizer a verdade, não roubar, equilíbrio e desapego.
2. Nyamas – harmonização interna do ser humano com ele mesmo, autopurificação: Limpeza do corpo e da mente, contentamento, autoesforço, estudo de si mesmo e das escrituras e entrega de todas as ações a Deus.
3. Asanas – posturas físicas
4. Pranayama – controle rítmico da respiração
5. Pratyahara – interiorização dos sentidos
6. Dharana – concentração da mente
7. Dyana – meditação
8. Samadhi – estado de união com Deus.

Viver Yoga é desenvolver a não violência em todos os sentidos, começando em nós mesmos. Não sermos violentos conosco, nos amando e respeitando. Cuidando do corpo e da mente, nos libertando da aversão a nós mesmos, com aceitação e boa autoestima. É aprender a nos valorizar e a descobrir qualidades em nós mesmos. E assim respeitar e valorizar as outras pessoas, vendo as qualidades que elas possuem. É sentir bondade e compaixão por você mesmo e pelos outros.

Continua após publicidade

Vivenciar a Filosofia do Yoga é fazer aos outros o que gostaria que fizessem a você. Não fazer aos outros o que não gostaria que fizessem a você. Como nos ensinou Jesus: "É amar ao próximo como a si mesmo". É libertar-se do medo, da raiva, das crenças limitantes, dos padrões mentais negativos. É aprender a lidar com a mente e conseguir o autodomínio e tranquilidade da mente.

O grande sábio yogue Patanjali codificou o Yoga em seus Yoga Sutras. Ele definiu o Yoga no Sutra II: "Yoga é o controle das atividades mentais." "Yoga é o cessar das modificações da mente". É aquietar as flutuações da mente que se modificam a todo instante.

É o controle das ondas de pensamentos da mente. É uma disciplina prática que visa o controle e o apaziguamento das oscilações das ondas mentais, porque a mente está sempre em ebulição, passando de um pensamento a outro, aflita, inquieta, apressada, desordenada.

Aprendemos a acalmar as ondas de pensamentos para alcançar a paz interna, autodomínio, amabilidade e tranquilidade. É o voltar-se para dentro através da meditação, do relaxamento, do canto dos mantras e descobrir um espaço de paz, apoio e força em nosso interior.

Como diz a Bhagavad Gita, uma das escrituras do Yoga:

"Yoga é o equilíbrio da mente.
Yoga é habilidade na ação.
Yoga é romper a união com a dor."

A chave das práticas do Yoga encontra-se em uma importante palavra: equilíbrio.

Como diz a Bhagavad Gita, no Cap. VI: Estrofe 16: "Quem quer ser yogi, há de evitar os extremos e seguir o dourado caminho do meio".

Estrofe 17: "A ciência yogi, que destrói o sofrimento, é realizável para aqueles que observam moderação e temperança em comida e recreio, em ação e descanso, para aqueles que fugindo do mal do excesso em ação, não caem no mal oposto do excesso em repressão".

Yoga é seguir o dourado caminho do meio. Não é comer demais, nem de menos. Não é dormir demais, nem de menos. Moderação na ação e descanso. É buscar equilíbrio em tudo. É alcançar a sabedoria de cumprir seus deveres diários, com determinação e leveza de espírito, intenção firme e bons propósitos.

Nos Yoga Sutra, Patanjali nos dá um sutra (ensinamento) sobre a disciplina e perseverança no Yoga: "A prática se estabelece firmemente quando foi cultivada por um longo tempo, ininterruptamente, e com uma intensa devoção".

Para conquistarmos esse equilíbrio precisamos de constância, resolução, paciência e autoesforço. Precisamos aprender como treinar a nossa mente para sermos mais contentes, realizados, pacíficos e mais saudáveis.

Muitas doenças têm origem no sentimento de isolamento, da não aceitação do ego, da sensação de ser vítima: minhas dores, meus problemas… E da sensação de nos sentirmos separados dos outros, lutando sozinhos. Isto gera depressão, sentimentos de pânico e tristeza.

As práticas do Yoga nos ajudam a superar vários distúrbios físicos, mentais e emocionais, porque nos ensina a relaxar em um mundo onde existe tanta pressa e estresse. Desenvolve a fé, a mente positiva, tranquila e paciente.

Yoga é o autoconhecimento, a descoberta de si mesmo. É descobrir que toda criação é divina e que a divindade habita dentro de cada um de nós. Portanto, somos unidos pela mesma energia que mantém e move todo o universo.

Vivendo a Filosofia e Ética do Yoga, com devoção a Deus, praticando o relaxamento e a meditação, vamos tendo a consciência que não somos o corpo físico, nem a mente e as emoções.

Apesar de não ser uma religião, o Yoga pode intensificar a nossa relação com Deus. Vamos tendo a convicção de que Deus habita em nosso interior como o Ser interior. Como disse Baba Muktananda:" Deus habita em você, como você, para você".

Descubra você também que Deus está no interior, a coragem está no interior, o entusiasmo está no interior. Cultive a virtude da paciência que traz a verdadeira paz mental, um coração pacífico e determinado. E assim rompa as barreiras mentais e físicas. Liberte-se das dores da alma.

Busque refúgio em Deus, encontrando apoio interior. Aprenda a agradecer a tudo e a todos. Sinta como o agradecimento cura e lhe traz apaziguamento e contentamento. Pratique os sábios ensinamentos dessa arte de ser feliz e faça com que seus dias sejam mais alegres e calmos. Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você. Fique em paz!