Como a prática de yoga ajuda a sobreviver ao câncer

por Nicole Witek

Em maio deste ano, a Universidade de Rochester – EUA enviou à American Society of Clinical Oncology (ASCO) os resultados de um estudo sobre o yoga e suas técnicas relacionadas à melhoria da qualidade de vida.

Continua após publicidade

Nome do estudo*: YOCAS, – Yoga for Cancer Survivors.

Geralmente os problemas de sono e cansaço são as consequências que afetam mais as pessoas que sobreviveram a um câncer. Esses distúrbios alteram a qualidade de vida a tal ponto que 80% dos pacientes dizem que têm dificuldade para dormir e infelizmente, constata-se que até 65% continuam com esse problema muito tempo depois do final da terapia.

O estudo foi feito com 410 pessoas que sobreviveram ao câncer. 96% eram mulheres, dessas, 75% sofriam de câncer de mama. O estudo foi conduzido durante um período de dois anos após o final da terapia.

Metade do grupo foi tratada com soníferos e a outra metade recebeu duas classes (aulas) de yoga durante quatro semanas.

Continua após publicidade

As classes de yoga combinavam posturas de yoga clássicas, técnicas de respiração, meditação.

Dentro do grupo que praticou yoga:

– 22% de melhoria do sono contra 12% para o outro grupo
– 21% de redução dos soníferos enquanto no outro grupo aumentou em 5%
– 30% dormiu menos durante o dia contra 5%
– 42% de redução na fadiga e no outro grupo 12%
– 6% de melhoria na qualidade de vida em 4 semanas, contra 0% do outro grupo

Continua após publicidade

Como o yoga melhora o sono?

A qualidade do dia depende da qualidade do sono. A qualidade do sono condiciona a recuperação, a vigilância a memória e o bom humor.

Um sono perturbado baixa o desempenho geral da pessoa e altera a qualidade de vida.

A vida cotidiana é fonte de atividades tóxicas para o organismo: a comida é fonte de estresse para o organismo, a bebida, o ar que respiramos, nossos sentidos são estimulados por milhares de solicitações inúteis, sofremos de preocupações pesadas devido às exigências pessoais e profissionais.

O ser humano como todo animal do planeta é submetido a ciclos. Ele possui um relógio biológico que precisa ser ajustado e respeitado: para a saúde é preciso respeitar o ciclo noturno e o ciclo diurno.

As práticas de yoga ajudam na estimulação da produção de um meio interno (pensamentos e emoções) favorável à saúde. O yoga promove a volta ao equilíbrio de todos os parâmetros de saúde. Geralmente quem tem dificuldade para dormir sofre de uma hiperestimulação durante o dia. Essa hiperestimulação gera modificações das informações que circulam no corpo deixando a pessoa “acesa”, em estado de vigilância diurna. Na hora de dormir, o corpo esgotado não consegue “apagar” a atividade do cérebro, nem da mente.

A respiração é imagem no tempo real do estado emocional. As práticas de yoga ajudam a perceber o estado emocional e a se distanciar do evento perturbador. Graças às técnicas de respiração é possível reverter o estado de agitação interna e substituí-lo por um estado de plenitude.

A prática de yoga do ponto de vista físico equilibra todas as funções e o sistema nervoso.

Uma vez obtida a baixa da hiperatividade, torna-se mais fácil dormir.

Como o yoga permite reduzir o uso de soníferos e remédios em geral?

O corpo produz todas as substâncias necessárias para seu funcionamento perfeito, na medida em que a pessoa permite uma volta ao estado de equilíbrio. Uma fé inabalável nas capacidades de recuperação, na inteligência do corpo será um dos alicerces à cura.

A psiconeuroimunologia mostra que a cada estado emocional corresponde um clima interno, modificado num instante pela qualidade dos pensamentos e das emoções.

Aponto o fato que o cortisol é um hormônio associado ao estresse e que as células NK (Natural Killer Cells) do sistema imunológico tem como função a destruição das células cancerosas.

Infelizmente quando o estresse se instala, as tensões e contrações se instalam, fica muito difícil perceber esse processo nocivo de instalação das tensões e contrações. O yoga ensina como preliminares à pratica, o relaxamento muscular e mental e o prazer de viver o momento presente de *“farniente” ou de “non-atividade”.

Ao mesmo tempo o yoga ensina o estado de “não competição” e a aceitação do momento.

Geralmente o câncer é percebido como um inimigo a ser eliminado. Esse estado de espírito gera um ambiente bélico dentro do corpo. O yoga ajuda a aceitar a doença e a considerá-la como uma experiência de crescimento pessoal. Essa percepção modificada da doença será o motor da melhora do estado mental e emocional. Na hora de dormir será mais fácil sentir uma paz salvadora que tranquiliza.

Aos poucos, a pessoa se desvincula do evento, ela não é mais “a doença”. Poderá decidir como orientar seu futuro participando ativamente da cura, o que alivia a mente e reforça a fé nas possibilidades de curar-se.

Como o yoga reduz a fadiga?

A resposta física é que todo estresse gera contrações, tanto nos músculos esqueléticos como nos músculos lisos (paredes dos intestinos, artérias). Quando se pratica o relaxamento regularmente, aprendemos a soltar essas tensões e a liberar a energia nervosa, que estava represada, para o corpo todo. Assim, podemos sentir-nos de novo alertas, alegres e cheios de energia.

Porém, existe outro ponto de vista: o relaxamento ajuda no funcionamento ideal de todos os órgãos a partir da captação de energia vital que banha o universo. Essa energia pode ser captada pelo controle da respiração. Aprender a respirar corretamente, além de equilibrar o sistema nervoso em sobrecarga permitirá uma grande captação de energia vital. As posturas ajudarão tanto na estocagem como numa boa distribuição dessa energia.

Como o yoga melhora a qualidade de vida?

Quando se pensa em yoga, costumamos pensar em posturas, respirações e relaxamento. Esquecemos um capítulo indispensável que é o respeito de certas regras de ética para sustentar a qualidade de vida psíquica. Regras de respeito para consigo mesmo e para com os outros, regras de respeito à vida e aos outros. O que está resumido nos “Yoga Sutras de Patanjali” (leia mais) . Esse código de conduta ajuda a passar de uma dimensão totalmente animal, física e egoísta, a uma dimensão totalmente altruísta e espiritual.

Viver com uma dimensão social é viver segundo nossa lei de ser humano: precisamos viver em grupo para encontrar nosso papel, e precisamos viver com uma dimensão espiritual para ultrapassar nossos limites cotidianos (no livro Curar de David Servan Schreiber, isso é explicado em detalhes – leia mais).

Para resumir, quando você atende às necessidades dos outros, você é mais feliz. Essa felicidade se traduz por um estado de serenidade que impregna seu dia e sua noite.

Finalmente, foram ensinadas técnicas de meditação. É interessante apontar que as técnicas de meditação por médio da respiração, da visualização, induzem a um estado de neutralidade saudável.

A meta do yoga é a reconciliação de todas as facetas do ser humano. Para quem está sofrendo de um câncer, quando o corpo se torna inimigo, é quando se deve rever todos os hábitos, pensamentos, revisar todas as emoções, passar por todas as dúvidas. Não existe um conjunto de técnicas tão adequado para encontrar o caminho da cura e fazer as pazes com cada parte de si como o yoga.

*O estudo: KM Mustian

Effect of YOCAS yoga on sleep, fatigue and quality of life: A URCC CCOP randomized, controlled clinical Trial among 410 cancer survivor – abstract ID: 9013 www.le-cancer.info

* curtir o momento sem procurar nenhuma atividade, desfrutá-lo para extrair mais prazer.