Será que sou uma pessoa rígida?

por Rosemeire Zago

"Várias pessoas já me disseram que sou rígida. Faço matemática e estou formando."

Continua após publicidade

Resposta: Você se considera uma pessoa com comportamentos rígidos? Juntamente com a rigidez é comum encontrarmos também inflexibilidade, teimosia, intransigência, resistência, rigor, exigência, crítica. Padrões de pensamentos rígidos são altamente limitadores, pois refletem pessoas que não estão prontas para mudar. Como você lida com mudanças? Tudo que é diferente do que você acredita considera errado?

Você cita que faz matemática, ou seja, é da área de exatas, cuja característica pessoal é a predominância da razão, e que pode de alguma forma influenciar seu jeito de ser.

Enfim, pense se você se considera uma pessoa rígida em algum comportamento e como se isso se reflete em sua vida, em seus relacionamentos. Atrás da rigidez se encontra a não aceitação da naturalidade da vida.

Ser flexível não quer dizer ser inconstante, vulnerável, volúvel, mas ser acessível à compreensão das coisas e pessoas, começando por si mesmo. Ser mais flexível é fator básico para o crescimento interior, mental e espiritual.

Continua após publicidade

O mais indicado para você identificar a origem de seus comportamentos, seja a rigidez ou outros, é buscar um psicólogo (a) de sua confiança ou pela indicação de algum amigo ou médico.

Atenção!

As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento.

Continua após publicidade