Prática de yoga combate a depressão

por Nicole Witek

A palavra depressão vem do latim “deprimere”: afundar, abaixar. Isso se traduz por uma queda de tônus físico e psíquico. Fala-se mais de síndrome de depressão, já que a depressão apresenta um conjunto variável de patologias diferentes.

Continua após publicidade

Segundo a psiquiatra e psicoterapeuta Beatriz Araújo de Castro Rangel, do departamento de neuropsiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, “A depressão é um distúrbio neurológico que abrange o organismo como um todo, afetando o físico, o humor, o pensamento e até a forma como a pessoa vê e sente o mundo ao seu redor“.

A causa principal apontada pela medicina é uma falha na produção da serotonina, e os remédios prescritos vão incentivar ou substituir essa produção hormonal.

Posição ultramoderna do yoga

Existe uma maneira mais natural e menos traumática de sair da depressão? Poucos imaginam, mas o yoga é um excelente aliado nesse caso.

Continua após publicidade

A depressão tem causas multifatoriais e o yoga integra todos os níveis do ser. O yoga torna-se, portanto, um recurso indispensável para dar apoio ao médico. O yoga define a falha na captação, retenção ou na distribuição da energia vital, como a principal causa para a depressão.

De onde vem a energia vital – definição do vácuo segundo a filosofia do yoga:

O quinto elemento, o poder espiritual que impregna o universo, a energia fundamental que alimenta os elementos.

Continua após publicidade

Akasha (ou Akash, Aakaashá) é uma palavra sânscrita que significa “éter”, nos dois sentidos, seja em relação aos elementos, seja com relação à mitologia. No hinduísmo, akasha é um dos Panchamahabhuta, o primeiro elemento que deu origem as manifestações da matéria.

Esses princípios sutis (tattvas) são relacionados com os cinco elementos do ser humano na sua composição.

1. A terra: prithivi

2. A água: apas

3. O fogo: tejas

4. O ar: vayu

5. A impregnação do akasha é responsável pelas vibrações de luz e do som.

Os tattvas são relacionados aos cinco sentidos, é um dos cinco elementos essências.

Akasha, o céu, o espaço e sem limite, caracterizado pela pureza, imutabilidade, permanência, mas ao mesmo tempo ele é o “depósito”, a fonte de todos os fenômenos. Já que akasha impregna todo o universo, ele alimenta a vida no ser humano pelo intermediário do prana, ou seja: a energia vital.

Os sábios da antiguidade tinham entendido as leis do universo e descobriram um sistema de circulação da energia no universo, com suas leis, e por analogia, estenderam essas leis no ser humano.

O essencial no *pranayama é a intenção, lembrando sempre que consciência e matéria estão sempre unidas = pensamento + prana.

A respiração é física, porém se transforma em pranayama, controle da energia vital. O volume do prana no corpo depende do estilo de vida e das atividades, o trabalho, o sono, a alimentação.

As emoções, a imaginação e os pensamentos podem afetar o corpo prânico. A respiração é essencial para a vitalização do ser.

Uma respiração regular e ritmada, feita com a intenção de se conectar à fonte universal de energia, é o melhor jeito para dar um desempenho equilibrado a todos os ritmos do ser. Quando é calma, tranquila e consciente, aumenta a absorção de prana e estimula a vitalidade e o bem-estar geral.

O ser humano é composto de 5 **koshas:

1. Annamaya kosha = alimento + matéria
2. Pranamaya kosha = vitalidade
3. Manomaya kosha = mente
4. Vijnanamaya kosha = psiquismo
5. Anandamaya kosha = camada transcendental

Com a prática do pranayama, se modificam todos os níveis, dos mais grosseiros até os mais sutis:

1. Annamaya kosha = liberação do fluxo de prana para o funcionamento dos órgãos;

2. Bandhas = permitem as retenções do prana dentro do sistema de circulação pranica;

3. Manomaya kohsa = é treinado para desacelerar e escolher os pensamentos necessários ao equilíbrio. Os pensamentos negativos e as perturbações emocionais são resultados de uma falta de controle;

4. Vijnanamaya kosha = será abastecido com prana de boa quantidade e qualidade, permitindo assim o contato com as aspirações do ser profundo;

5. Anandamaya kosha = poderá se expressar.

Os chakras captam, organizam e distribuem a energia em todos os níveis, sendo passarelas de distribuição para os diferentes níveis. A mesma energia, dependendo do seu nível de atuação, movimenta a energia de um kosha para o outro.

Essa “penetração” vai depender do nível de consciência: o ser humano, voltado para o físico verá a energia estagnar nesse plano. Quanto mais tomamos consciência dessa “anatomia” sutil do yoga, mais permitimos a penetração em outros níveis.

Portanto, meu conselho para quem quer viver com mais energia, para quem está sofrendo e para quem quer prevenir a depressão é:

Pratique yoga e viva mais feliz!

*Pranayama – É a captação de energia e gerenciamento de energia vital através de exercícios respiratórios.

**Koshas – São os corpos relacionados, desde o mais denso que é o corpo, a matéria, até as camadas mais sutis da mente em contato com o eu profundo.