Hatha yoga ajuda a direcionar intenções

por Nicole Witek

Ano novo? Resolução? Intenção? Programação? Definição?

Continua após publicidade

Quando o ano novo começa estamos repleto de boas intenções, decisões para melhorar nossa qualidade de vida e para abrir espaço para atividades novas.

Posso ajudá-lo a direcionar suas intenções para o novo ano?

O que você acha de praticar algo que vai levar você para longe da desintegração cotidiana, algo que vai encher seu peito de uma sensação gostosa de estar inteiro, aqui e agora?

O hatha yoga, por incrível que pareça é o yoga da mente, que tem como assunto de trabalho o corpo.

Continua após publicidade

O hatha yoga é um yoga de integração total. Cada célula possui um psiquismo, é um individuo completo que reflete e reproduz o organismo como um todo. Tudo que se manifesta no homem, se encontra em cada célula. O que não existe dentro da célula, não existe no homem… Nem no universo.

Se nós observarmos uma célula com o microscópio, vamos ver que ela se nutre do mundo externo, transforma os alimentos, respira e excreta como o ser humano.

A célula não é um robô: ela vive, tem uma percepção consciente de seu meio ambiente, tem uma memória, sente emoções e pode ser feliz ou infeliz, otimista ou deprimida. Ela é totalmente devotada ao conjunto da comunidade celular na qual ela se integra e que se chama: nosso corpo, por inteiro. Talvez ela não possua intelecto individual, mas é completamente instintiva e intuitiva.

Continua após publicidade

Elas se agrupam e se especializam. Cada tecido, cada órgão é uma comunidade em si. De integração em integração, o ser humano total se constrói.

Não se trata de uma simples superposição material das células, mas também de uma integração psíquica em níveis sucessivos. Em cada comunidade celular se constrói, além do psiquismo individual de cada célula, um psiquismo de grupo. Esse psiquismo de grupo é o "espírito" do órgão.

Assim sendo, através de níveis de integração sucessivos, o psiquismo humano se torna integral, a partir do psiquismo de todas as células. Porém cada nível fica intacto, mesmo que ele esteja contido no todo do corpo.

Em caso de transplante de órgão, principalmente o do coração, o cirurgião introduz no paciente mais do que um órgão. Ele transplanta um novo psiquismo, com todas as características psíquicas e afetivas do doador, muitas vezes incompatíveis com as do receptor.

O hatha yoga é uma prática de integração cósmica. O que você acha de usar sua mente e concentrar sua atenção para o funcionamento maravilhoso de seu corpo. Não é sensacional?

Cada postura de yoga – asana – se torna um "evento" interior, uma experiência totalmente vivida, durante a qual a consciência chamada "cerebral" pára de direcionar sua atividade para o mundo externo e se volta para o "mundo interno", no universo orgânico. A consciência "desce" até organismo.Nosso corpo é impregnado de psiquismo: a prática das posturas permite esse contato com os níveis psíquicos orgânicos mais profundos.

Durante as posturas, não é para dar ordens ao corpo, mas para prestar atenção: "ouvir" o que o corpo fala.

Isso necessariamente acontece na imobilidade total do corpo, e na consciência da respiração. A vida celular comunitária se expressa e se cria dentro do ritmo. Quando se silencia a atividade consciente, através de um eletro-encefalograma, podemos observar a existência de ondas especiais, muito diferentes das ondas observadas durante a atividade normal.

Estas ondas especiais refletem o ritmo fundamental de cada ser humano, mas ao mesmo tempo de cada célula.

Imobilizar o corpo dentro da postura – asana – prestando atenção ao universo interior, deixando a respiração se organizar e equilibrando inspiração e expiração, permite a volta ao ritmo fundamental.

A linguagem das emoções é a linguagem instintiva e é essa principalmente dos psiquismos celulares. Durante as posturas, a mente tem como obrigação lançar, pulverizar emoções de otimismo, saúde, paz e alegria.

Podemos deixar nossas células entrar em pânico com pensamentos negativos, carregados de ansiedade. O desânimo e a angustia não se limitam a ficar dentro do cérebro! Suas ondas nocivas vão perturbar o psiquismo de cada célula, e assim, desorganizar a saúde e levando à doença.

A emoção que se espalha mais facilmente, que atravessa todos os níveis psíquicos, que penetra mais profundamente no psiquismo de cada célula, é o amor. Da mesma forma que a emoção mais destrutiva é o ódio.

Cada asana deve tornar-se um diálogo interior entre o psiquismo consciente de vigília e os psiquismos menores de cada célula. Como se fosse um diálogo entre o comandante e cada soldado.

Cada asana, para desabrochar totalmente, tem que ser acompanhada da concentração focada sobre a respiração.

A penetração consciente da mente no corpo todo durante a asana cria um clima psíquico dinâmico, que manda ondas de paz, força e alegria através de todas as camadas de nossa individualidade, tanto física como psíquica.

Essas regras se aplicam a todas as práticas de yoga: os asanas como os pranayamas (exercícios de controle da respiração). A prática do hatha yoga com a mente concentrada, tranqüila, regulando o ritmo da respiração permite que cada célula se harmonize umas com as outras. Todos os psiquismos celulares se juntam para formar um dínamo psíquico.

Quando todas as células vibram em harmonia, o praticante se torna um yogi, um emissor psíquico que influencia tudo ao seu redor, espalhando paz, harmonia, alegria e saúde. Para obter essa harmonia total é necessário eliminar o ódio, o medo e as emoções negativas.

Não é simples, mas não é para renunciar frente às dificuldades! Nem que esse estado seja atingido somente durante alguns segundos, rapidinho, isso para nossas células já é uma experiência fantástica.

Para 2007, vamos praticar esse espírito, vamos nos tornar praticantes de yoga, com uma energia psíquica radiante, contaminando o ambiente com paz e felicidade.

Não existe nenhum risco e nem há nada a perder praticando dessa forma. Em pouco tempo os resultados vão lhe convencer. Você terá a saúde física e psíquica total.

Quando se obtém essa harmonização "interior", o praticante entra em contato com os grandes ritmos cósmicos e se integra ao psiquismo cósmico universal. Alem de "emitir" ondas benéficas ao redor, ele capta as forças imensas do cosmos. Sua criatividade se amplia e os eventos se organizam de forma diferente.

Tudo isso acontece naturalmente, e se torna benéfico tanto para quem pratica como para quem vive ao nosso redor.

O que desejar no novo ano?

O melhor que eu posso desejar para meu leitor: praticar e se sentir cada vez mais em harmonia consigo mesmo e com o universo!

Feliz ano novo!