Fazer ioga nu traz benefícios?

por Nicole Witek

A mídia tem divulgado a prática de se fazer ioga nu. Isso realmente traz benefícios? Sim, mas se você usar roupa de algodão ou seda, você terá as mesmas vantagens de quem praticá-la nu. Portanto, essa nova prática de ioga parece mais uma forma de chamar a atenção, um modismo.

Continua após publicidade

Ioga nu: benefícios só ao ar livre

Você se beneficia de todas as energias cósmicas da natureza, desde que você esteja à beira mar, na montanha, numa floresta… Enfim, longe da cidade ou da poluição eletromagnética. Isso porque toda a matéria é submetida a forças eletromagnéticas, geradas pelo campo eletromagnético da terra.

Somos impregnados por fluxos cósmicos como os das radiações das rochas subterrâneas, o eletromagnetismo da ionosfera, das radiações solares, dos relâmpagos… Tudo isso em comunicação permanente com o nosso meio ambiente. A captação de íons negativos pelo nosso corpo hoje é evidente. Precisamos deles para manter a saúde de nossas células. Ao usar, por exemplo, tênis com sola de borracha, nós isolamos o nosso sistema dessas forcas elétricas e perdemos o benefício dessa troca eletromagnética.

Se você fizer ioga nu, numa sala com paredes cheias de cabos elétricos, chão de concreto, cheio de armações metálicas, no 5º andar de um prédio na Av. Paulista, por exemplo, não adianta, porque essas estruturas modificam o campo eletromagnético e isso mudará a circulação de energia elétrica no organismo.

Continua após publicidade

Roupas de nylon, lycra e outras – que não sejam de algodão ou seda – também modificam o campo eletromagnético e impedem essas trocas elétricas.

Mas o mais importante do que estar preocupado em estar nu ou não, é fazer uma respiração adequada, que é a mais importante das práticas. O ar e as partículas ionizadas (elétricas) são indispensáveis à vida. O ar é nosso alimento principal, porque ele traz oxigênio para as células, suas propriedades físicas/elétricas são tão indispensáveis como o oxigênio. Além do mais, a energia vital, a bioeletrônica é sutilmente fundamental para a comunicação entre as células. Respirar corretamente baixa os giros mentais e faz bem à saúde mecanicamente. A respiração profunda estimula os órgãos do abdome: o fígado, o baço e particularmente o intestino.