Para ativar o poder da mente é preciso primeiro relaxar

por Nicole Witek

Treinar o poder da mente é o básico do yoga. As posturas que simbolizam a ideia do que é “yoga”, na cabeça da maioria de nós, é o que chamo “yoga da mente aplicado ao corpo”: acostumar-se a usar a imaginação para moldar o corpo que deverá “entrar” na forma da postura. Essa prática de “imaginar”, fabricar uma imagem mental, representa um exercício único, exclusivo do hatha yoga*, é a razão para se fazer com lentidão e concentração.

Continua após publicidade

Simplicidade e eficiência

Treinar a mente é a chave essencial para conseguirmos usar um pouco mais dos nossos neurônios, e termos acesso aos “poderes” pouco usados dos recursos internos de cada um de nós. Nossa mente é capaz de realizar tantas belezas! Podemos acessá-la mais facilmente e pedi-la que nos dê o respaldo indispensável para nossa realização. Com um pouco de técnica somos capazes de penetrar a superfície e de entrar um pouco mais fundo. Existem milhares de livros para aprender a melhorar a acessar mais rapidamente o poder da mente, porém, as técnicas de yoga estão desde os tempos mais remotos à nossa disposição, desvendando-nos o caminho mais curto e despojado da simplicidade e da eficiência.

O yoga sempre apontou que temos acesso ao nosso ser profundo, à criatividade, à intuição, à realização, à libertação de nossos limites, graças à mente.
Longe dos esforços, longe do “fazer”, basta conectar-se aos nossos recursos internos, à fonte, à fonte dentro de nós. Como sempre, é inútil buscar fora: a solução vem de dentro.

O único caminho é o caminho do relaxamento. Nada de estresse, nem de esforço. Pelo contrário! Trata-se de mergulhar no estado de relaxamento e de colocar nossa mente a nosso serviço. Quais são os ingredientes para chegar ao estado tão desejado de antiestresse, para chegar ao estado de relaxamento?

Continua após publicidade

– vigiar sua atitude perante a sociedade e perante o outro: respeitar os princípios de ética universal para obter um primeiro tipo de paz: a paz do espírito ou simplesmente para conseguir “dormir” com a consciência em paz.

– vigiar sua higiene física e psíquica: prestar atenção sore como cuida do seu corpo e de seus pensamentos. Em outros termos, cuidar do seu ser: limpeza e bons cuidados sob o plano físico, como no plano psíquico, boa alimentação e bons pensamentos.

– ser capaz de isolar-se, de abstrair-se do mundo mundano da superficialidade e de satisfazer-se com sua própria companhia, sem estímulos externos, sem que a atenção esteja desviada para fora. Uma vez obtida essa abstração, ser capaz de sustentar esse estado tranquilamente para não alimentar pensamentos negativos que tirariam a eficiência do processo.

Continua após publicidade

– ser capaz de desviar sua mente longe do cotidiano e de focar sua atenção, gentilmente, para o assunto que você gostaria que seus recursos profundos fossem ativados.

Expliquei em muitos artigos os efeitos do relaxamento, os efeitos físicos, começando pela desativação do estado de sobrecarga do sistema nervoso autônomo; estado que leva gradativamente à deterioração da saúde. Porém, hoje vamos usar esse mesmo estado de suave relaxamento para colocar nossa mente a nosso serviço:

Melhor momento do dia para relaxar

– Escolha um momento durante o dia, o melhor será antes de dormir ou pouco antes de levantar. Esses dois momentos do dia são mais propícios: antes das perturbações do dia ou quando terminam as preocupações diurnas.

– Isole-se num lugar tranquilo onde você não será perturbado nem interrompido no seu relaxamento:

– Instale-se confortavelmente: deitado será o ideal, porém com um pouco de prática, você conseguirá o estado de relaxamento rapidamente em qualquer lugar ou qualquer posição.

– Corte todas as informações que vêm pelos sentidos, não preste atenção nem aos sons, nem aos cheiros. Fechando os olhos suavemente, você cortará as sensações visuais do mundo externo. Enfim, isole-se de tudo que vem do mundo de fora, para que sua atenção seja levada ao que você deseja que sua mente cumpra.

– Se for difícil encontrar o estado de relaxamento simplesmente deitando num lugar tranquilo e fechando os olhos, você pode procurar um pouco de ajuda.

Um pouco da ajuda?

Uma música repetitiva, percussões neutras ou até tapar os ouvidos, vendar os olhos com uma máscara de avião, até já li que pode colocar uma metade de bolinha de ping-pong em cada olho!

Abaixe as luzes ou tenha uma luz que pisca num ritmo determinado de 12 piscadas por segundo, o que corresponde mais ou menos com o ritmo das ondas alfa do cérebro (quem sofre de crises de epilepsia não pode usar esse recurso). Enfim, encontre todas as soluções para “tapar” as entradas das sensações que vêm do mundo afora.

Afinal, o que se deseja é a possibilidade ideal da sua mente flutuar e de se direcionar para sua meta, sem esforço e sem fadiga.

Uma vez atingido esse estado, pense em um aspecto da sua vida que precisa da atenção específica de sua mente profunda. Esta, com seus recursos inesgotáveis, só pode liberar seus poderes nesse estado de tranquilo relaxamento. Lembro meu leitor que o conjunto de práticas de yoga é elaborado para essa meta. As sessões de yoga propiciam um estado fácil de chegar a esse momento de relaxamento

Leve sua atenção para o tipo de ajuda que você quer receber de sua mente. Seja específico e use sua imaginação para ver como você ficaria se você já conseguisse o que você precisaria. Pinte todos os detalhes. Já que as sensações que vêm de fora estão apagadas momentaneamente, imagine a sensação de bem-estar se você conseguisse o que precisa agora. Crie dentro de você a emoção desse momento. “Sonhe” conscientemente e em detalhes, o que você gostaria que sua mente lhe ajudasse.

Aos poucos, ao longo dos dias corrija seu cenário, faça-o mais nítido, mais vivido e tenha a consistência, a perseverança, a constância para diariamente usar esse momento. Certas escolas aconselham praticar regularmente por 21 dias. O que é certo é que se deve persistir até conseguir o que realmente deseja, sem desanimar e com fé que sua mente encontrará o caminho certo para chegar aos seus objetivos.

Entendeu? O indispensável é o estado de relaxamento prévio. Sem esse estado, não se pode ativar a mente nem colocá-la ao seu serviço!

Todos os objetivos podem ser almejados: saúde melhor, desempenho físico ou psíquico melhor como a memória ou performances esportistas, livrar-se do fumo, livrar-se de medos e fobias. Não existe limite ao poder da sua mente, porém lembre que a condição para que responda às suas necessidades é o relaxamento. Sem o relaxamento, nada se consegue.

A prática do hatha yoga lhe ajudará. Uma razão a mais para ser praticante assíduo.

*Hatha yoga: conjunto de práticas psico-físicas que necessitam da atenção focada para modificar os padrões usuais de comportamento.

Bibliografia:

Benson: todos os livros e vídeos relativos ao gerenciamento do estresse
Ronald Wilson: Total mind power