Posturas invertidas trazem múltiplos benefícios – Parte I

por Nicole Witek

Tenho na mão um livro escrito por Jacques La Maya de 1972 cuja vida foi a busca da integração por meio da prática assídua e estudiosa dos diferentes Yogas do Oriente como do Ocidente.

Continua após publicidade

Jacques La Maya já escrevia nesse ano: "há alguns anos que o yoga está permeando gradativamente a vida do homem do Ocidente, abrindo-a as novas dimensões".

Há quarenta anos! Já pensou! Podemos testemunhar que no final do século XX o yoga desse lado do planeta explodiu e que hoje todo mundo sabe do que se trata.

Acesso à informação

No meio de tantas informações, está se perdendo boa parte das informações mais importantes e essenciais para uma prática saudável. As informações dadas através d a internet tendem a ser neutras e inofensivas, ja que nao se sabe em que cérebro elas podem ser analisadas. Assim nao se transmite informações de importância, se fica na superficialidade da pratica… Ainda mais, o mundo tomando como referência o continente norte-americano com seu medo doentio, está se protegendo de tudo que possui um mínimo de risco esquecendo que viver é perigoso e que cada um se responsabiliza por suas escolhas e atos.

Continua após publicidade

Advertência

Praticar as posturas invertidas pode ser perigoso, principalmente quando se considera o yoga como um sistema terapêutico. O que ele não é. O yoga é feito para quem está em boa saúde e busca a integração de todos os componentes do seu ser.

Acontece que as posturas invertidas podem, como efeito colateral, dar ainda mais gás à sua vida cotidiana se forem praticadas com bom senso e perfeita atenção.

Continua após publicidade

Antes de falar dos benefícios, essas posturas onde a cabeça está mais baixa do que o coração não podem ser praticadas por pessoas com:

– problemas nos ouvidos
– e com a esfera: nariz/ouvidos/olhos
– fraqueza do coração (arritmia, palpitações, doenças cardíacas)
– resfriados e congestão das vias nasais
– glaucoma, infecção dos olhos, catarata
– pressão sanguínea elevada ou pressão nos olhos elevada

Porém, com bom senso e com uma prática gradativa, pode-se diminuir os limites aos poucos e em um belo dia sentir que a saúde está bem melhor e que permite a prática completa das posturas invertidas.

Efeitos esotéricos

Como introdução, posso já lhe dizer que a prática das posturas invertidas pode ser considerada como uma panacéia psicossomática de efeitos múltiplos.

Devo lembrar que apesar dos efeitos positivos sobre o corpo físico que foram comprovados por milhares de estudos, o yoga é um método de criação de vínculo ao ser profundo, que segundo a sua filosofia está por detrás da existência material. Não se pode praticar yoga sem ter na mente esse princípio básico.

O que leva a noção de energia prânica, a força vital que banha o universo e o homem. Não existe nenhum lugar do seu corpo e de seus diferentes veículos (ler os artigos anteriores) que não seja animado pelo prana.

Para a filosofia do yoga, não existe nada no universo material que não seja impregnado de inteligência e consciência (prakti/purusha). Dois princípios cuja interação é visível também no ser humano. São forças que mesmo invisíveis existem e tem como resultado o banho constante nas forças que vem do fundo do universo e se expressam em cada ser humano. Podemos falar de um dinamismo da espécie humana. O corpo humano recebe as forças que vem do cosmos pela parte superior do corpo e as forças terrestres pela parte inferior do corpo e os pés.

Quando essas forças não estão balanceadas gera distúrbios físicos, como mentais ou psíquicos. Essas duas forças são simbolizadas no yoga como sendo forças lunar e solar que circulam dentro de circuitos chamados Nadis, Ida e Pingala. No momento em que se atinge o equilíbrio perfeito dessas forças, a corrente prânica circula dentro da coluna vertebral pelo sushumna nadi. Essa força percorre o ser humano e promove saúde em todos os níveis de existência.

Uma postura de yoga é uma figura desenhada pelo corpo na qual o "proprietário" possa ficar imóvel, com a mente controlada, a respiração vigiada e com conforto. Não tem nada a ver com a ginástica, é uma manutenção precisa e silenciosa na profundidade de sua intimidade, em estado de consciência diferente que permite uma conversa com cada órgão, cada célula e com a inteligência embutida no ser humano, gerando o seu despertar e facilitando o acesso ao seu ser profundo.

Espírito da prática

Existem diferentes tipos de posturas ou asanas: flexão, extensão, flexão lateral, em elevação, posturas de equilíbrio, sentadas… porém as posturas invertidas merecem uma atenção muito especial.

Preciso lembrar o espírito da prática de yoga, antes de entrar nos detalhes:

– evocação da unidade com as forças que habitam o corpo e o ser humano
– preparação física e mental
– respeito e dedicação para com o corpo e os seus professores
– lentidão e concentração
– imobilidade
– mínimo de tensões na postura e
– relaxamento máximo de grupos musculares que não precisam ser ativos numa postura escolhida
– relaxamento total após a postura com impregnação de energia vital devido a desbloqueio dos canais de circulação da informação (sangue, linfa, todas as vias de circulação do sistema nervoso-endocraniano, líquido cefalorraquidiano…)
– sequência bem preparada com ordem específica de posturas
– respiração focada, escolhida e controlada
– calma
– não ao esforço
– não a competição, nem consigo mesmo
– ligação do pensamento às forças cósmicas que sustentam o universo e às atividades de todas as células, todas as partículas
– perseverança, paciência
– atenção consciente
– o essencial não é conseguir realizar o asana porém, a massagem, o alongamento, a pressão e compressão dos órgãos internos, a circulação da vida não só através de cada célula, mas também através de cada camada do ser humano.

Enfim, para quem está em boa saúde o melhor é experimentar, praticar, viver para encontrar todos os benefícios e conhecer seus limites para serem dissolvidos.

As posturas invertidas produzem um apaziguamento da mente hiper estressada pelas solicitações contínuas de um mundo acelerado. Quando se sente cansado, nervoso, deprimido, e que se perde a capacidade de concentração, essas posturas deveriam ser praticadas.

Praticando regularmente, melhora o controle sobre as emoções e permite que a meditação seja mais proveitosa. O yoga afirma que o ser humano possui potencialidades latentes que precisam ser despertadas. As posturas invertidas podem ser de grande auxílio para o despertar de um conhecimento mais intuitivo do mundo.

Explicações fisiológicas dos efeitos de todas as posturas invertidas

Modificações do fluxo sanguíneo

O sedentarismo priva certos tecidos de uma boa circulação sanguínea. Hoje sabemos que existe uma interação total entre todas as funções. Sabemos também que tanto o meio interno como o meio externo tem influência sobre o funcionamento total do ser humano. Existe um sistema de circulação de informação permeando o ser humano.

Cérebro e glândulas endócrinas

As modificações importantes que vem da postura invertida são importantíssimas para:
– estimular o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso e ao mesmo tempo harmonizar o funcionamento das glândulas. As glândulas no meio da massa cerebral (hipotálamo, pituitária, pineal), mesmo sendo de tamanho minúsculo, fazem parte de um sistema muito complexo neuro-glandular que gerencia ou influencia todas as funções orgânicas do corpo.

Sistema vascular cerebral

Há uma grande necessidade de oxigenação e combustível (açúcar) para o cérebro comparando com outros órgãos. O consumo do sangue pelo cérebro é de 2000 litros. Juntando todos os capilares: 300 metros de tubinhos em um centímetro cúbico de matéria branca e 1 000 metros de tubinhos em um centímetro cúbico de matéria cinza. Se o sangue não abastece corretamente essa massa faminta, isso gera uma deficiência na eficiência do cérebro.

Durante as posturas invertidas, o cérebro recebe mais fluxo sanguíneo ajudado pela força da gravidade. Os capilares sendo elásticos dilatam-se ou contraem-se devido à pressão sanguínea. Todas as partes do cérebro recebem um fluxo mais intenso, o que rejuvenesce as células cerebrais e permite uma grande "lavagem" das toxinas (já que a massa cerebral não possui um sistema linfático para eliminar as toxinas e sim, mini-tubos paralelos aos vasos…). Isso gera uma melhoria geral da saúde física e mental.

Coração

O coração fornece um trabalho extraordinário dia e noite. 300 litros de sangue propulsados pelo coração na rede vascular por hora. Tudo que pode "dar um tempo" para esse órgão é bem-vindo.

O sistema circulatório

Além de receber o sangue venoso carregado de gás carbônico e outros produtos metabólicos, e de mandar o sangue pelos pulmões para ser trocado por sangue oxigenado, é interessante lembrar que o sangue atravessa o fígado e o canal alimentar onde são extraídos elementos nutritivos do bolo alimentar. Esses elementos nutritivos são mandados com o oxigênio para todas as partes do corpo com a intenção de fabricar células novas e de dar energia aos músculos. Durante a expiração, o sistema circulatório transfere os resíduos do metabolismo para os órgãos de limpeza (rins, pele).

Influência da gravidade

Em posição sentada ou em pé, o coração deve brigar contra a força da gravidade para mandar o sangue para cima, o que reduz o volume em que pode atingir o cérebro. Invertendo a posição do corpo, o sangue pode fluir melhor e ao mesmo tempo o sangue venoso que estava nas pernas, nas regiões inferiores do corpo, e direcionado mais rapidamente para os pulmões onde ele será purificado e oxigenado.

Quem pratica uma atividade física regular terá menos problemas, já que as contrações musculares e o trabalho do diafragma auxiliam o coração. Porém, para quem está mais sedentário, o acumulo de toxinas é o fator principal do envelhecimento geral.

A ação do fluxo acelerado do sangue permite "enxaguar" os vasos e livrá-los dos depósitos, prevenindo assim, os acidentes cardiovasculares.

Durante as posturas invertidas, o coração bate mais lentamente. Ele pode assim descansar. Mesmo que a pressão arterial esteja subindo nas regiões superiores do corpo, ela baixa depois da postura, já que os vasos são mais elásticos e liberados, o que também gera um descanso do coração e das artérias.

No próximo artigo darei mais detalhes sobre o sistema digestivo e os órgãos da bacia, olhos, ouvidos, pele, cabelos, pulmões, órgãos abdominais… e muito mais. Aguarde!

Aqui estão duas posturas invertidas sirsasana e sarvangasana:

Atenção!

Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.