Você sabe qual é o objetivo da prática do yoga?

por Nicole Witek

Segundo o Dicionário Michaelis management significa: administração, direção, gerência, manejo, conduta, corpo de diretores.

Continua após publicidade

Mas o que o mundo corporativo e o yoga têm em comum?

Management e yoga

Por mais que pareçam contraditórias, essas duas palavras têm muito em comum.

Associar o yoga ao management, parece a coisa mais louca que existe. Mas, pensando melhor, podemos revisar nossos conceitos e a partir deste momento criar algo diferente.

Continua após publicidade

O yoga, trabalhando com o mundo interno, visa da melhor foma possível, a adequação do homem ao seu meio ambiente, usando seus melhores recursos.

O yogi vai implementar simultaneamente seus recursos físicos, mentais ou psíquicos e vai realizar seus objetivos, que podem mudar com o decorrer do tempo, como foi para muitos de nós: começando o yoga para melhorar a saúde, encontrando uma ciência para ser praticada regularmente e divulgada.

O management visa descobrir uma estratégia para chegar aos objetivos, adequando ao mercado os recursos que a empresa tem à disposição, da melhor forma possível. Os objetivos podem ser variados: da maximização do lucro até a revisão do papel da empresa dentro da sociedade. Para alcançar as metas definidas, o management usa os recursos financeiros, humanos, mobiliários…

Continua após publicidade

Yoga e management: mesma meta

Os dois visam a melhoria dos recursos para chegar num determinado objetivo.

Praticar yoga é como realizar o “management” de seus próprios recursos, podemos também dizer que o management bem conduzido é um “karma yoga”, ou seja, o yoga da ação justa.

Qual é a diferença entre os dois?

O management parte do mundo interno para o externo, o management é extrovertido enquanto o yoga está orientado para o mundo interno. Ele vai do eu ao Eu, o yoga é introvertido.

Graças aos artigos divulgados na imprensa, hoje temos uma ideia sobre os benefícios do yoga para o management.

Um grande benefício que pode ser citado é o aumento da adaptabilidade gerada pela flexibilidade, tanto física como mental. Além da flexibilidade física, que reflete sobre a flexibilidade mental, o yoga trabalha todos os níveis, deixa o corpo do manager (administrador, gerente) trabalhado, em boa forma “mens sana em corpore sano”. Esse equilíbrio psicofísico é essencial para o desempenho da empresa.

O relaxamento, imprescindível nesses tempos de competição econômica selvagem, permitirá manter as cifras da pressão arterial, das taxas de colesterol e açúcar em níveis razoáveis, sem uso de remédios.

A mesma prática do relaxamento ajudará a recuperar energia e tranquilidade entre duas reuniões.

A saúde melhora, uma melhor distribuição da energia ao longo do dia se instala. Além disso, as técnicas de respiração ajudarão a manter o nível de energia vital elevado. A respiração completa e profunda “recarrega as baterias” e pode ser praticada em qualquer lugar.

O treino da respiração ajudará também a se recuperar das viagens, dos horários pesados e a acalmar o psíquico. Os impactos repetidos serão amortecidos, aumentando a resistência física e psíquica.

O yoga faz muito mais para os managers. Ele ajuda a desenvolver concentração e foco. A partir das posturas que serão mantidas um certo tempo, num estado de observação precisa dos processos internos, o manager treinará a concentração em geral. Essa atitude reverbera nas atividades profissionais.

A imaginação, a intuição serão estimuladas permitindo agir, passar a ação com um bom desempenho profissional.

Acostumar-se a observação ajuda a colocar distância entre os eventos, entre as situações e a enxergar com mais claridade, mais visão.

Os benefícios para o manager são enormes. Acostumado a observação, ele terá a capacidade de se distanciar e de avaliar as situações com mais nitidez, tomando a decisão certa no momento certo.

Levando em conta todas essas vantagens, estou triste de constatar que a difusão do yoga dentro das empresas é muito pobre.

Não é por falta de divulgação na mídia. Nós não paramos de avisar, insistir informar, principalmente aqui no VYA ESTELAR. Resisto ao desânimo.

Manager, volte seus olhos para uma tradição que oferece equilíbrio e visão. Escolha o yoga como parceiro de seu desempenho pessoal e profissional, conte já com o yoga para encontrar seu norte no meio das atribulações do dia a dia.