Aprenda a relaxar ao ar livre ou enrolado no cobertor

por Nicole Witek

Quem já leu meus textos anteriores já entendeu que, para relaxar eficientemente e voltar à estaca do bem-estar ou, em outras palavras, realmente deixar o estresse do trabalho para trás, é indispensável desativar o circulo vicioso do estresse.

Continua após publicidade

As pessoas viajam para o final de semana com o celular no bolso direito e no esquerdo um blackberry. Não tem nada pior para o sistema nervoso!

Os efeitos cotidianos do estresse modificam tanto a fisiologia do corpo que desligar-se das grandes fontes de preocupações torna-se indispensável. Voltar-nos para o relacionamento com a natureza, quer seja o mar, o mato, a terra, enfim, qualquer lugar onde o homem se sinta parte do universo, será o primeiro passo para desembrear o sistema nervoso e sairmos do modo estresse.

Assim, voltaremos do final de semana ou das férias no interior ou na praia, abastecidos de boas energias captadas das fontes naturais de íons negativos: cachoeiras, ondas do mar, e o oxigênio de primeira classe que vem da respiração das árvores. E, para os românticos, do último jantar à luz de velas com o(a) namorado(a), lembrando que as chamas também são produtoras de íons negativos que são benéficos para a plena saúde.

Para poupar o sistema nervoso, proponho algumas soluções fáceis

Continua após publicidade

1 – Se for levar o celular, coloque-o no modo "vibrar" para não levar sustos, o que colocaria o sistema nervoso em alarme.

2 – Que tal, deixar o celular, Iphone, Blackberry numa gaveta durante o dia e escolher um horário apenas durante o dia para checar e ainda escolher os recados mais importantes, aos quais poderá responder.

3 – E para curtir o tempo livre de verdade, estou proponho duas práticas de relaxamento para você escolher. Entenda bem o procedimento para ser capaz de reproduzir essa sessão sozinho e sem ansiedade.

Continua após publicidade

Relaxamento ao ar livre

– Instale-se na cadeira de praia, numa poltrona ou num lugar à sombra e onde tenha um ventinho gostoso.

– Sinta o peso inteiro do seu corpo entregue à força da gravidade e que, a cada expiração, você tenha possibilidade de esquecer as fronteiras do seu corpo com o meio ambiente. Sinta que, gradativamente, sua pele se abre para todas as forças do universo, que o ar pode possibilidade de ventilar cada uma de suas células, que a luz do sol penetra em cada parte do seu corpo e que seu ser inteiro recebe a energia necessária.

– Imagine essa impregnação de cada parte do seu corpo, e a cada expiração, mais profundamente, da pele até os ossos; use sua imaginação para levar sua atenção para cada parte, até sentir como se seu corpo tivesse se dissolvido no ar, fundido com a atmosfera.

– Sinta que essa leveza está permitindo a volta ao verdadeiro equilíbrio físico e mental, e use essa oportunidade para sentir o verdadeiro prazer de não sentir dor nenhuma, porque cada órgão do seu ser está funcionando maravilhosamente bem.

– Mantenha essa sensação de bem-estar tranquilo durante alguns minutos, sem esforço, só pelo puro e verdadeiro prazer de se sentir muito bem.

– Quando você sentir necessidade, respire fundo, suspire, sem abrir os olhos, espreguice, sinta-se bem e feliz!

Relaxamento gostoso, debaixo do cobertor

– Você desligou seu celular, e já verificou que nada, nem ninguém irá perturbá-lo.

– Deite de preferência num tapete com uma almofada atrás da cabeça, um cobertor bem gostoso protegendo seu corpo do frio.

– Escolha a posição que você preferir nesse frio do momento, e imagine que a cada expiração, você esteja mergulhando numa nuvem quentinha e gostosa, onde os raios do sol estão filtrados, proporcionando-lhe o perfeito calor que você necessita nesse minuto.

– Sinta que nessa nuvem quentinha, os sons estão a cada expiração um pouco mais longe, e que um silêncio gostoso esteja se instalando.

– Imagine agora, que a nuvem esteja levando você delicadamente um pouco mais perto do sol, atravessando um céu da cor azul mais pura que existe.

– Sinta que a cada expiração, o calor se torna mais gostoso, a nuvem se torna mais acolhedora e você se sente protegido e confortavelmente instalado.

– Nessa atmosfera de bem-estar e confiança, imagine que seu corpo esteja se impregnando de todas as energias da natureza, que seu corpo esteja se abastecendo de todas as forças mais poderosas do universo.

– Permaneça nessa doçura do 'algodão' da nuvem, nessa claridade que vem do sol pertinho, e sinta que tudo está bem, cada órgão feliz, em plena saúde, que a paz está banhando cada célula do seu corpo. Permaneça mais um pouco, tendo a convicção de que cada parte do seu corpo está amando esse momento de verdadeira paz…

– Quando você sentir que terminou esse momento, lentamente, espreguice, boceje, abra os olhos e sinta que você está pronto para curtir melhor suas férias, feriados ou final de semana.

Essas duas propostas devem ser aplicadas, repetidas e curtidas.

Não existe perigo nenhum de você ter uma 'overdose', ao contrário, elas ajudarão o sistema nervoso a se equilibrar e permitirão, depois de um momento de estresse ou de grande desafio, uma volta a paz interior mais rapidamente.