Prática correta de yoga previne resfriados

por Nicole Witek

O nosso planeta é resultado de um aperfeiçoamento que acontece, ininterruptamente, há 5 bilhões de anos. Somos parte desse aperfeiçoamento, somos um mecanismo perfeito, com uma fisiologia complicada e genial.

Continua após publicidade

Esse mecanismo “sabe” como se manter, se cuidar e se equilibrar, adaptando-se às mudanças geológicas, climáticas e de civilizações.

Por que então não “saberia” como se livrar de um resfriado?

Será que ele precisa lançar mão de algo externo para isso?

Levou todo esse tempo para se aperfeiçoar e não “programou” recursos próprios para enfrentar um simples resfriado?

Continua após publicidade

Não acho nada engraçado quando ouço falar de vírus como se fossem seres alienígenas, de um planeta longínquo e ainda por cima, se referindo ao nosso corpo e nosso sistema de defesa, que é extraordinariamente bem equipado, como se fosse incapaz de dar conta de nossa saúde.

Nessa coluna do Vya Estelar já falamos que um dos efeitos colaterais da prática de yoga é a melhoria da qualidade de vida física, afastando os males cotidianos como as dores de cabeça, a insônia, as dores musculares… E os resfriados, usando métodos de participação ativa da mente nos processos autônomos de funcionamento do corpo, sem nenhum efeito colateral.

A prática de yoga só causa danos quando os praticantes não respeitam suas leis, como a não-violência e aceitação dos limites, deixando longe qualquer idéia de competição, inclusive consigo mesmo.

Continua após publicidade

Quem finalmente resolver praticar yoga de uma maneira séria verá todas essas melhorias acontecer em sua vida. Não estou falando em milagre, estou apenas falando de fatos.

Nós temos a tendência, devido à força inevitável da gravitação, de reduzir a capacidade respiratória. Nosso peito cada ano “murcha”, se nós não prestarmos atenção. Esse despertar da atenção para a respiração, que é ensinado nas aulas de yoga, leva o praticante a perceber essa diminuição (caso ela esteja acontecendo) e imediatamente corrigir essa falha.

Cada uma das nossas células precisa de oxigênio para cumprir sua meta particular. Subventilar o corpo e subventilar cada célula pode ser chamado de “crime contra a humanidade”. Infelizmente esse crime é um dos mais corriqueiros.

Além do oxigênio que é metabolizado por nossas células, existe o metabolismo da “bioeletricidade”. Vamos deixar de lado o conceito de energia vital e também os conceitos esotéricos ou místicos. Basta falar em corrente nervosa para nos darmos conta de que realmente esse fluxo nervoso é um fluxo elétrico. A livre circulação dessa corrente elétrica, mesmo que seja com uma voltagem baixíssima, é responsável pelo bom funcionamento do nosso sistema imunológico e pela proteção de todos nossos órgãos. Inclusive o nariz.

Além do mais, o fato de prestar atenção à respiração, automaticamente faz com que uma pessoa possa sentir quando as narinas estão livres ou quando estão sob a ameaça de um resfriado.

Causas de resfriados

– Um sistema imunológico fraco, por razões de cansaço físico ou psíquico.

– O ressecamento das mucosas, por estar num ambiente com um grau de umidade muito baixo, como por exemplo, passar algumas horas em um ambiente refrigerado por ar-condicionado.

As técnicas propostas pelo yoga visam deixar a mucosa úmida e livre das obstruções pelo muco, assim como garantir a circulação da bioeletricidade.

Quem pratica yoga de forma correta e sistemática não precisa de qualquer medicamento para desentupir o nariz.

O bem-estar respiratório do praticante de yoga não precisa de vaporizações, nem de gel ou gotas. Ao contrário, os métodos de yoga visam a independência total, garantindo o funcionamento perfeito e integrado do aparelho respiratório.

Não podemos esquecer que temos um sistema de recuperação muito eficiente, que não depende de nada e nem de ninguém para funcionar bem, a não ser de você mesmo. O uso de medicamentos deve ser restrito às medidas de urgência. A cura da maioria das doenças passa por uma revisão dos comportamentos físicos e psíquicos, hábitos de vida, hábitos de pensamentos e controle das emoções.

Num artigo recente – clique aqui e leia – escrevi sobre a técnica do neti, que custa somente um copo de água morna salgada e 3 minutos do nosso precioso tempo. Efeito comprovado por mais 5000 anos de experimentação prática. Essa técnica pode também será aplicada para os bebês. O que não é o caso de remédios para desentupir o nariz, que só podem ser usado depois dos 12 anos de idade.

Hoje, temos que tomar cuidado com as doenças iatrogênicas, provocadas pelo abuso na ingestão de medicamentos, que são responsáveis por 128.000 internações anuais na França (60 milhões de habitantes), são 14 internações por hora.

Novas estatística assustadoras mostram que as doenças iatrogênicas já são a principal causa de óbito nos EUA — à frente das doenças cardiovasculares e do câncer. Os dados foram compilados pelo NIA, Nutritional Institute of America, publicados em outubro de 2003.

Proponho que façamos de tudo para incentivar nossas defesas imunológicas e encorajar o bom funcionamento de nosso corpo. A nossa responsabilidade é grande para manter nossa qualidade de vida, lembrando que nosso corpo é dotado de uma grande sabedoria e prestando atenção aos primeiros sinais, antes que o equilíbrio seja tão perturbado que fique difícil voltar à saúde.