O que é síncope vagal?

por Nicole Witek

Anos atrás, o ex-presidente da República Francesa, Nicolas Sarkozy, deu entrada ao hospital após um desmaio, enquanto fazia seu Cooper cotidiano. Essa indisposição foi diagnosticada como “síncope vagal”.

Continua após publicidade

Na semana passada, meu irmão ficou 9 horas no pronto-socorro. Diagnóstico: síncope vagal.

No ano passado, minha mãe, no meio da missa de Páscoa foi levada pelos bombeiros para o hospital… diagnóstico: síncope vagal.

Uma das minhas alunas falou que depois de uma síncope vagal entrou em depressão, e sofreu durante quatro anos do pavor de desmaiar em qualquer lugar por onde andava.

O que é essa 'epidemia'?

Continua após publicidade

O que é sincope vagal?

A síncope vagal ou síncope neurovascular é uma breve perda de consciência devido à hiperatividade do nervo vago. O papel desse nervo é a desaceleração do ritmo cardíaco.

Esse acidente junta: a desaceleração do ritmo cardíaco, que pode até chegar à parada cardíaca, à queda da pressão arterial. Esses dois fenômenos em conjunto levam a uma diminuição brutal da taxa de oxigênio no cérebro. Esse mal-estar não dura muito tempo, pois uma outra via de reflexos vai tomar conta da situação e ajudar o coração. Não apresenta nenhum perigo e nem necessita de um tratamento específico.

Continua após publicidade

Normalmente, o equilíbrio é estabelecido entre o sistema vagal, sistema nervoso parassimpático, desacelerando o ritmo do coração; e o sistema nervoso simpático, que acelera o ritmo cardíaco. A síncope é a ruptura do equilíbrio entre esses dois sistemas, ocasionando uma perda brutal de consciência, que é o resultado de uma baixa oxigenação do cérebro. Quando o ritmo do coração desce demais, a oxigenação do cérebro é reduzida.

Se as crises são frequentes, o médico prescreverá ao paciente medicamentos que alteram o funcionamento do cérebro e que a longo prazo, levam à alteração do humor e à depressão.

Aonde quero chegar?

Por que tantos casos de síncopes vagais? Que eu saiba, a síncope vagal não é contagiosa. O que nos contamina é a aceleração do ritmo de vida que pede uma grande atividade do nosso sistema nervoso. Estamos cronicamente funcionando no modo ”simpático”, em outras palavras, em sobrecarga nervosa. Funcionamos no modo de competição, no modo dos desafios, querendo ultrapassar nossos limites cotidianos para cumprir nossas tarefas.

Tudo isso, no meio de uma atmosfera pessimista de crise econômica, de dificuldades financeiras, dificuldades familiares e exemplos veiculados pelas mídias de homens e mulheres perfeitos, gozando de um nível de vida extraordinário, de uma beleza fora do comum, perfeitos educadores dos filhos, supostamente sem crise e nem chiliques. Resumindo, seres perfeitos que gostaríamos de ser.

Infelizmente, esses seres não existem. Esse ideal de perfeição nunca será atingido, a não ser que se chame “Superman” ou “Wonderwoman”!

Isso leva a um sentimento de nunca estar no nível das exigências da sociedade. E quando você se chama Nicolas Sarkozy, Presidente da República, isso toma conotação diferente de quando você se chama Roberto, meu irmão. Porém, as consequências para o corpo são da mesma natureza. O corpo pifa à sua maneira. Ele coloca seu sistema celular em curto-circuito para evitar queimar a casa todinha. Como se existisse dentro da gente um fusível, “sistema de segurança máxima”, para você não sofrer do “burn out”, essa depressão que dá a impressão de você estar no fundo do poço para o resto da sua vida.

Não tem cura, não tem nada para ser feito, diz o médico.

Não acredite!

Pratique já o relaxamento consciente. Você relaxará todos os seus órgãos internos, a pressão de toda rede vascular do seu cérebro, além da musculatura estriada de seus músculos motores, e a musculatura lisa de todas as suas veias e artérias do seu corpo, que terão a elasticidade suficiente para viver os momentos de estresse sem consequências perigosas. Assim, você recuperará mais rapidamente seu equilíbrio.

Aliada à oxigenação redobrada de uma boa sessão de relaxamento, você terá ganhado seu paraíso na Terra. Deixe para os outros as síncopes vagais e as paradas cardíacas, faça uma prevenção gostosa que custa alguns minutos do seu tempo. Com um pouco de treino, em poucos dias você nem precisará deitar.
Não vou ensinar nenhuma técnica. Basta você comprar meu CD ou qualquer CD de relaxamento que seu bom senso lhe ajude a escolher para realizar a melhor prevenção possível.

Além dessa prevenção cárdio e cérebrovascular, você melhorará sua qualidade de vida e seus relacionamentos com os outros, porque afastará o estresse crônico e a falta de tempo que leva geralmente a falta de paciência com os outros. Duplo benefício, não acha?