Saiba o que é zen cosmetologia

por Sonia Corazza

Há um movimento mundial crescente, onde as pessoas buscam aliar as inúmeras qualidades dos ingredientes naturais à eficácia, segurança, acessibilidade e conforto que a tecnologia pode oferecer.

Continua após publicidade

Na área de saúde, beleza e bem-estar estamos assistindo a uma imensa revisitação as terapias e conhecimentos tradicionalmente usados por várias culturas, algumas até extintas, com foco em cuidado e cura.

Agrego a isso também uma conscientização maior quanto ao uso dos recursos naturais do planeta, os mecanismos de descarte e a reciclagem do lixo. A preferência por materiais renováveis e biodegradáveis, de menor impacto ecológico, especialmente se derivam de fontes certificadas como orgânico ou de outros processos responsáveis de uso de recursos naturais está se tornando uma realidade. Isso é claro para mim, ou acertamos o passo com o planeta, ou caímos fora!

Mas não podemos nos esquecer de que o consumidor deseja mesmo é pureza, eficácia e preço justo, portanto a biotecnologia e a tecnologia de extração de ativos e fracionamento de materiais está cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas.

O que torna um cosmético natural? Quais os ingredientes proibidos?

Continua após publicidade

Cosméticos biologicamente corretos

O BDIH, a associação alemã das indústrias farmacêutica, de produtos de cuidados de saúde, suplementos nutricionais e de higiene pessoal, estabeleceu regras para as formulações que usam como matéria-prima itens processados organicamente e sem contaminantes. Esse guia alemão propõe que as formulações sejam baseadas em ingredientes obtidos de plantas cultivadas e controladas biologicamente.

No Brasil o selo EcoSocial do Instituto Biodinâmico é uma identificação complementar aos padrões orgânicos IBD. O Projeto "Orgânicos Brasil" é uma iniciativa da APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações do Brasil) e a FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), com o objetivo de promover a exportação de produtos orgânicos, entre esses os cosméticos.

Continua após publicidade

Quais as vantagens?

De acordo com o Dr. Samuel Epstein, professor emérito da cadeira de medicina da Universidade de Illinois, em Chicago, e autor do livro Unreasonable Risk, ingredientes como talco, dióxido de titânio, trietanolamina, sacarina e derivados de óleo mineral, entre tantos outros, são francamente carcinogênicos. Já liberadores de formaldeido, como diazolidinil urea, quaternium 15 e DMDM hidantoína, são carcinogênicos escondidos, representando perigo potencial de uso . Todos esses são ingredientes sintéticos usados a décadas nas fórmulas cosméticas, veja você!

Então a volta à natureza como fonte, onde se usem técnicas seguras de extração e isolamento das frações ativas, e seus estudos de segurança e eficácia de uso fazem com que a busca na cosmetodinâmica dos ativos naturais represente uma verdadeira linha de substâncias a serem trabalhadas na área médica, farmacêutica e cosmética. Tudo com estudo científico, obviamente.