Descobri que meu filho é bissexual. O que faço?

por Margareth Reis 

Como você não informou a idade do seu filho, imagino que ele seja um adolescente ou um jovem rapaz ainda. Partindo desse princípio, devemos considerar que seu filho está passando por um período de transição entre a infância e a vida adulta (que envolve transformações físicas, emocionais e comportamentais), somado à vivência típica de descobertas e experimentações atrapalhadas dessa etapa do desenvolvimento.

Continua após publicidade

A experiência de contato afetivo e/ou sexual com pessoas de ambos os sexos tem sido uma prática cada vez mais comum entre os jovens. Embora, a orientação bissexual (atração por pessoas de ambos os sexos), que é uma das possíveis direções do desejo sexual, as outras são por pessoas do mesmo sexo como acontece na homossexualidade e por pessoas do sexo oposto na heterossexualidade se confirme na vida adulta para a maioria das pessoas, o jovem da atualidade tem demonstrado uma “sexualidade fluida” livre de preconceitos.

O termo pansexual também vem sendo utilizado para se referir àqueles que têm uma orientação mais ampla (como por exemplo, os que sentem atração por todos os gêneros sexuais existentes, sem distinção e não se limitando à binária de gênero homem – mulher).

Em suma, vale um aprofundamento dos pais sobre os temas, e os termos, que os jovens estão criando sobre o que sentem acerca da sexualidade para acompanhá-los de forma acolhedora respeitando as palavras de ordem que eles próprios estabeleceram: diversidade e tolerância.