Orgasmo: por que boa parte das mulheres não chega lá?

por Sandra Vasques

Muitas mulheres querem entender por que não conseguem chegar ao orgasmo, ou por que isso só acontece quando estão sozinhas. Gozar continua difícil para o sexo feminino!  

Continua após publicidade

O Projeto de Sexualidade da Universidade de São Paulo (Prosex), concluiu neste ano (2016) uma pesquisa que aponta que quase metade das mulheres, 44,4%, têm dificuldade para chegar lá!

Para o orgasmo acontecer é necessário que o corpo esteja funcionando direitinho. Ou seja, órgãos genitais em ordem, hormônios em harmonia, nenhuma doença ou medicação interferindo para o bom sexo. Assim, ir ao médico pelo menos uma vez por ano, ou sempre que sentir algo estranho, é fundamental.

Eliminado esse importante fator, vamos a outros que também pesam muito para impedir que o gozo aconteça.

Um dos principais, no topo da lista: a mulher não consegue se entregar às sensações de prazer. Por mais carícias e estímulos que receba, não consegue deixar de pensar em outras coisas, se distrai, desvia o pensamento e a atenção. Dessa forma, ou nem consegue sentir-se excitada, ou mesmo que consiga, ocorre uma interferência e uma interrupção no crescimento da intensidade das sensações prazerosas. E é isso que impede o orgasmo! Afinal, ele só acontece se as sensações tiverem liberdade para crescer até que a vagina e os demais órgãos genitais atinjam o limite da tensão prazerosa e irrompam em contrações rítmicas sentidas como muito gostosas.

Continua após publicidade

O que provoca essa interferência pode ser algo momentâneo, como cansaço, preocupação, estresse, tristeza. Ou algo mais sério, que depende de tratamento, como a depressão. Preocupação com o corpo, achar-se pouco atraente, por estar muito magra, ou muito gorda, ou porque tem algo em si que acredita não agradar! São fatores que roubam o foco, mas podem ser contornados com providências objetivas, algumas mais simples, como dormir melhor, outras mais desafiadoras, como iniciar um tratamento para a depressão, ou aprender a cuidar melhor de si e se gostar mais.

Mas existem outras questões que vão exigir mais  dedicação para serem superadas:

–  uma educação rígida, viver sob uma cultura cheia de muitos tabus e preconceitos em relação ao sexo;                                                                                                                            
–  traumas sexuais em função de agressões e/ou abusos sexuais                                                                                                

Continua após publicidade

São situações que necessariamente exigem ajuda de profissionais. Ideias ruins, negativas, assustadoras relacionadas ao sexo podem viver fortemente dentro de nossas mentes sem que se saiba o poder que elas têm. Psicólogos, médicos,  educadores sexuais são grandes aliados para vencer essas barreiras.

Outras questões também podem dificultar ou impedir o orgasmo, como falta de diálogo e sintonia com o par; desconhecimento sobre o próprio corpo e o que a excita; dificuldade para fantasiar.

Dificuldades com o orgasmo também acontecem para os homens. Mas essas e outras questões, terei a oportunidade de explorar com vocês nos próximos artigos.

Até lá!