Desenvolver a prática da gentileza traz alegria

por Emilce Shrividya Starling

"Existem várias maneiras de tornar sua vida mais agradável ou menos agradável. Compreenda que é uma questão de atitude. Depende de sua mente"

Continua após publicidade

Procure refletir sobre suas atitudes. Perceba quantas vezes reclama por dia. Perceba que esse seu hábito de reclamar traz irritação, tira sua alegria e a harmonia do ambiente.

Observe como a alegria vive longe da desarmonia.

Quem vive sem aceitação, com desejos frustrados, e raiva acumulada, colhe o fruto da depressão. E nem adianta se lamentar ou culpar a mais ninguém, pois conseguiu isso ao alimentar pensamentos e sentimentos negativos.

Comece primeiro disciplinando esse hábito de falar reclamando e, depois de algum tempo, comece a mudar também seus pensamentos, descobrindo o lado positivo das coisas e desenvolvendo mais tolerância com você, com os outros, com os acontecimentos.

Continua após publicidade

Desenvolva a prática da gentileza

Uma vez, um homem foi ao encontro de um grande Mestre do Yoga e lhe disse que era muito infeliz e triste. E perguntou o que poderia fazer por ele.
E o Mestre lhe perguntou:

“Você fez alguma gentileza para alguém hoje?”

Continua após publicidade

O homem ficou confuso achando que o Mestre não tinha entendido a extensão e intensidade de seu sofrimento. E repetiu a mesma pergunta um pouco mais alta para ter certeza que ele tinha entendido sua pergunta.

Mas, o Mestre, sem hesitação, falou novamente: “Você fez alguma gentileza para alguém hoje?”

Dessa maneira esse Mestre yogue lhe deu um ensinamento muito importante: “Se você puder fazer algo gentil, algo atencioso, algo benéfico para outras pessoas, isso imediatamente lhe trará alegria”.

Pense sobre isso. Esvazie sua sacola cheia de descontentamento. Esvazie essa sacola pesada, carregada de insatisfação.

Pratique pequenos gestos de gentileza, compreensão e bondade. E seu próprio sofrimento será relegado a segundo plano. Seu coração ficará alegre, pois a energia negativa simplesmente o abandona.

Tenha a coragem de descobrir um novo dia a cada manhã

Existem várias maneiras de tornar sua vida mais agradável ou menos agradável. Compreenda que é uma questão de atitude. Depende de sua mente.

Quando você foi a um passeio, não foi sua própria atitude que determinou se você teve bons momentos ou não?  Se você apreciou tudo como era e se permitiu permanecer naturalmente alegre, você pode ter se divertido.

Por outro lado, se você encontrou faltas em tudo, só viu defeitos, se permitiu ter pensamentos e sentimentos negativos, então você deve ter tido péssimos momentos.

A tendência de todos é culpar alguma coisa ou alguém pela sua infelicidade, pelo seu mau humor. Raramente as pessoas compreendem que seu péssimo momento é devido à sua própria atitude.

Nossa atitude é uma das poucas coisas que temos controle. Se pudermos conscientemente controlá-la, teremos obtido grande progresso no autodomínio. Se nossa atitude não puder ser controlada, permaneceremos escravos dos nossos padrões mentais antigos que são tendências psíquicas poderosas.

Não podemos mudar muitos fatos e acontecimentos, porque tudo que nos acontece é nossa colheita, porém podemos controlar nossa atitude. Em vez de tentar determinar quais as experiências você terá ou tentar controlar os outros, você controla como as experiências lhe afetarão. Esse é um grande controle, um grande poder que você conquista.

Depende de nós se estamos alegres ou irritados. Estas são coisas que realmente podemos controlar. Geralmente, não compreendemos que podemos controlar nosso humor. Pensamos que isto depende dos fatores externos, do que nos acontece ou de como nos tratam.

Precisamos nos libertar da ilusão de culpar as coisas ou os outros pela nossa infelicidade e ou momentos ruins. Nenhuma pessoa ou coisa tem o poder de nos afetar a menos que permitamos que isto afete nosso pensamento ou influencie nossa atitude.

Faça uma contemplação e reflita sobre suas atitudes:

1ª) Como permito que as palavras das pessoas me afetem?

2ª) Fiquei remoendo sobre as palavras desagradáveis ou coisas que me fizeram? 

3ª) Guardo mágoas e ressentimentos em minha mente?
 
4ª) Alimento pensamentos negativos sobre as pessoas e acontecimentos? Ou procuro ver o lado bom das pessoas e coisas?

5ª) Fico reclamando e lastimando sobre o que me acontece; culpando os outros e os acontecimentos? Ou aprendo com o que me acontece?

6ª) Eu me culpo por não ter realizado todas as minhas metas? Eu me sinto frustrado por não ter conseguido conquistar o que planejei?   Ou aceito com serenidade minhas limitações e desafios?

Compreenda que a contemplação é muito importante, porque através dela você conhece a si mesmo e pode melhorar sua própria atitude.

A prática regular da meditação e da hatha yoga melhora seu humor e lhe ajuda a mudar sua atitude interna, purificando a raiva, mágoas, ressentimentos, ansiedade, medos e preocupações.

Não podemos controlar o que acontece para nós, mas podemos controlar o que acontece em nós.   E o que acontece em nós é o que determina nossa experiência. Entenda essa verdade, mude sua atitude e transforme-se para melhor.  

Cultive a serenidade, a gentileza, a aceitação. Faça as pazes com a sua mente. Curta mais sua vida, com uma mente agradecida e plena de entusiasmo! Namaste! Deus em mim saúda Deus em você! Seja muito feliz! Fique em paz!