Como terminar meu namoro?

por Anette Lewin

"Como não ser rude ao falar para a pessoa parar de te procurar? Isso não está fazendo bem a nós dois."

Continua após publicidade

Resposta: A melhor maneira de passar um recado é através de atitudes. As palavras, em relacionamento, principalmente a palavra "não" só adquire força quando ela é acompanhada de comportamentos que a validem.

Vocês namoraram, tiveram bons momentos juntos, e terminaram. Ele ainda a procura e isso não está fazendo bem a você. Segundo sua descrição "não está fazendo bem aos dois". Será?

Embora não fique claro no seu e-mail quem tomou a iniciativa de terminar, é ele quem está buscando o contato. Isso pode significar que ele não quer um rompimento brusco e irreversível, que ele se arrependeu do que fez e quer tentar mudar algumas atitudes, que ele está curioso para saber como anda sua vida, enfim, pode significar muitas coisas que para ele justificam a procura.

Você, por outro lado, preferiria o silêncio, o corte mais seco que a ajudaria e se reorganizar.

Continua após publicidade

Certamente vocês já passaram por situações de divergência durante o namoro; provavelmente já viveram conflitos onde cada um apresentava uma visão diferente frente a uma mesma situação. Tente lembrar dessas situações e relembre como o conflito foi resolvido. Alguém cedeu? Vocês conversaram? Deixaram o tempo resolver a questão? Pediram ajuda a alguém para tomar uma resolução? Sim, o que vocês já viveram juntos pode servir de base para que você mesma responda à sua pergunta. Muitas vezes nossas vivências são nossos melhores mestres e devem ser nosso apoio para tomarmos decisões. Resumindo, se você não quer ser rude ao dizer a seu ex para não procurá-la mais, tente usar recursos que você já usou em situações de conflito e foram bem-sucedidos.

Talvez você não consiga lembrar dessas situações com facilidade. Afinal, se a relação terminou foi porque nos últimos tempos os conflitos provavelmente não se resolveram. Assim, vamos pincelar algumas atitudes que podem ajudar. Primeiramente, muita paciência e respeito ao tempo do outro. Todo cuidado que se tomou no início do relacionamento deve-se tomar em sua finalização. Como já foi dito, o tempo dele para entender que a relação acabou e elaborar a separação deve ser mais longo do que o seu. Assim, quando ele a procurar, ouça o que ele tem a dizer, responda às perguntas dele sem se aprofundar muito e evite esticar a conversa. Se voce não quer mais se encontrar com ele, diga não, simplesmente, sem maiores explicações. Caso ele queira discutir a relação, diga que vocês já fizeram isso, e, neste momento, você não quer mais voltar a temas já esgotados.

É claro que fazer isso "sem ser rude", como você diz, envolve também o tom que você usa e os atenuantes de uma rejeição. Exemplo de atenuante: dizer "eu não quero neste momento", é mais tolerável do que dizer "eu não quero mais". "Mas não é verdade"!,você pode dizer, "eu tenho certeza que não quero ". Sim, pode ser que você tenha certeza agora, mas será que essa certeza não se transformará em dúvida daqui a algum tempo? Pelo sim pelo não, melhor deixar no ar uma portinha aberta. Sempre é mais fácil para ambos.

Continua após publicidade

Importante também não ir para o lado oposto e alimentar falsas esperanças que dificilmente se concretizarão. Pessoas rejeitadas podem criar armadilhas para ouvir um sim que depois será cobrado. Assim, preste bastante atenção no que fala ou promete. O melhor, como já foi dito, é sempre ouvir mais do que falar. Com o tempo a pessoa vai perceber que não adianta insistir, pois receberá apenas uma resposta formal e cordial, mas não conseguirá obter muito mais do que isso.

Certamente, existem casos em que a delicadeza tem que dar lugar a atitudes mais rudes. É o caso de pessoas obsessivas que ficam ligando de cinco em cinco minutos e tirando o sossego da outra. Nesses casos o melhor é evitar atender, e sublinhar mais o não. Mas mesmo nesses casos, a pessoa deve tentar manter a compostura, não gritar ou se alterar. Tudo o que uma pessoa obsessiva quer é ver o outro descontrolado.

Finalmente é importante ressaltar que qualquer relacionamento, seja ele longo ou curto, pode nos ensinar muita coisa. Pela sua preocupação em não ser rude, você parece ser uma pessoa sensível que, certamente, fará novas parcerias amorosas. O fato de ser procurada depois do término da relação pode ser entendido também como um sinal de que as pessoas acham que vale a pena o contato com você. Seja como namorada, amiga, ou qualquer outro tipo de parceria. É claro que você tem o direito de se afastar de quem não lhe interessa mais, mas continue desenvolvendo cada vez mais essas mercadorias raras chamada sensibilidade, empatia e cuidado com os outros, que você se sentirá sempre inundada de uma sensação de bem-estar na companhia de alguém muito especial: você mesma.