Será que estou deprimida?

por Eduardo Ferreira Santos

"Tenho 21 anos. Há duas semanas, sinto uma sensação ruim que vem me tirando o ânimo, a vontade de trabalhar, estudar, namorar e até a perda de apetite. Não sinto fome. Isso aconteceu de um dia para o outro. Estava bem e de repente acordei com essa sensação ruim. Isso vem tirando minha paz, pois pensamentos negativos vêm invadindo minha mente e estão até confundindo meus sentimentos pelo meu namorado, como se eu não o amasse mais. Mas não aceito isso, pois está tudo bem entre a gente. Antes de começar a sentir isso, sempre o amei e sempre estive feliz com ele. Não quero terminar meu relacionamento, que tanto me faz bem. Mas essa sensação ruim que passei a sentir vem me confundindo. Não sinto mais vontade de vê-lo, nem de trabalhar e nem de estudar. Preciso de ajuda! Será que estou com depressão? Assim tão de repente?"

Continua após publicidade

Resposta: Sim, de fato, esses sinais e sintomas podem indicar um quadro depressivo se instalando.

Porém, em primeiro lugar, é importante verificar qualquer problema físico que possa estar causando isso tudo, um problema de tireoide, por exemplo.

O primeiro passo, portanto, seria consultar um clínico geral ou seu próprio ginecologista e avaliar se sua tireoide está funcionando corretamente.

Apenas depois disso, sugeriria que você procure um psiquiatra para ver se é mesmo depressão e qual a medicação mais indicada para você voltar a se sentir bem.

Continua após publicidade