Conheça os segredos da mente subconsciente

por Emilce Shrividya

Hoje vamos conhecer os segredos da mente subconsciente, que á a segunda camada da mente.

Continua após publicidade

Na segunda camada da mente, temos a mente subconsciente onde temos a reflexão ou pensamento profundo e memória. Nesse nível da mente, acontecem os pensamentos intelectuais, analíticos, científicos, filosóficos e a busca pela solução de problemas.

A mente subconsciente cria nesse mundo interior os sonhos, com imagens que ela destrói e reconstrói. Durante o dia, a mente recebe a influência de várias impressões sensoriais que são armazenadas no subconsciente. Durante o sono, quando essas impressões são revividas nas células cerebrais, as imagens desencontradas do dia a dia surgem na mente subconsciente como sonhos. Esses sonhos nos ajudam a processar as experiências diárias ou a satisfazer desejos profundos não realizados no dia a dia.

O sonho é, na verdade, um “delírio interno“ e pode tornar a pessoa mais agitada se ela estiver tensa, com ansiedade ou com a digestão perturbada. Mas sonhar é importante para aliviar a sobrecarga de estímulos excitantes acumulados durante o dia. Pesquisas científicas já provaram que se a pessoa ficar sem dormir várias noites seguidas e, portanto, não sonhar, ela pode ter vários distúrbios.

O subconsciente executa todas as mensagens que enviamos através dos pensamentos. Ele não questiona se enviamos os pensamentos bons ou ruins. Ele apenas executa. Muitas vezes enviamos pensamentos negativos de medo, de baixa autoestima, de raiva, de culpa.

Continua após publicidade

Assim, vamos armazenando na mente subconsciente muito lixo mental e emoções descontroladas que criam ondas mentais negativas na mente consciente, trazendo muita ansiedade, medos, depressão.

É de muita importância reprogramar o subconsciente para limpar essas emoções negativas e os condicionamentos e crenças limitantes que tiram a paz e alegria.
Quando relaxamos profundamente e meditamos, limpamos as impressões deixadas na mente que agitavam o sistema nervoso e a mente consciente. Através dessas práticas, podemos ‘reprogramar’ o subconsciente nos libertando das experiências anteriores e emoções que estão armazenadas. Podemos dissolver os traumas, medos, lembranças tristes do passado, e vamos desenvolvendo as potencialidades da camada subconsciente da mente, nos tornando mais confiantes, calmos e sábios.

Relaxamento para reprogramar o subconsciente

Continua após publicidade

Gostaria de lhe convidar agora para uns instantes de relaxamento.

Leia as orientações primeiro. Escolha um lugar tranquilo para praticar o relaxamento por uns dez a quinze minutos.

Se quiser, pode colocar uma música suave, própria para relaxamento, que ajuda a criar ondas tranquilas em sua mente.

Deite-se confortavelmente em uma cama ou em um tapete de yoga no chão. Use roupas largas. Sinta-se à vontade com você mesmo.

Feche os olhos. Deixe que todo o seu corpo se solte da cabeça aos pés.

Comece a tomar consciência de todo o seu corpo, parte por parte. Ao mover sua atenção mental pelo corpo, sinta-o descansando e relaxando.

Comece percebendo a cabeça, a nuca e sinta que pode dissolver as tensões. Descontraia os músculos do rosto, relaxe sua testa, seus lábios e maxilares. Sinta o pescoço e garganta relaxando. Deixe que um sorriso suave relaxe ainda mais seu rosto.

Sinta os ombros, braços, mãos e dedos se soltando mais e mais.

Continue passeando mentalmente pelo seu corpo. Perceba as costas, os quadris, as coxas, pernas e pés relaxando, se soltando mais e mais.

Sinta que pode soltar o peso do corpo. Permita-se ficar mais e mais à vontade. Largado e solto.

Volte sua atenção para sua respiração. Observe o vaivém da respiração. Perceba o movimento natural do ar entrando e saindo. Permita que a cada exalação, o corpo fique mais pesado e, ao mesmo tempo leve.

Esse estado de relaxamento é ideal para você pode reprogramar seu subconsciente, com afirmações para mudar seus padrões mentais negativos.

Mentalize algumas frases positivas para a autocura:

“Todos os dias, sob todos os aspectos e sentidos, eu vou indo cada vez melhor e melhor”.

“Eu me amo. Eu me aceito. Eu melhoro cada dia mais.”

“Eu sou saudável, alegre e calmo.”

“Eu sou forte, forte, forte. Faço parte de Deus. Deus é força e estou pleno de força”.

Essas afirmações são absorvidas e armazenadas na mente subconsciente, e ajudam você a acionar sua própria coragem, serenidade e força interior.

Entregue-se a esse momento. Sinta o apaziguamento envolvendo corpo e mente.     

Sinta uma sensação gostosa e de bem-estar percorrendo todo o seu corpo. Goste de estar com você mesmo.

Retorne lentamente do relaxamento. Espreguice devagar. Boceje se sentir vontade. Abra os olhos. Sorria suavemente, sentindo como é bom sentir tranquilidade.

Com a prática constante do relaxamento, por alguns minutos, você vai se sentir melhor a cada dia. Essas mentalizações positivas, feitas com corpo e a mente relaxados, trazem a autocura, pois o subconsciente vai ficar impregnado dessas afirmações de cura.

Pratique e sinta o poder do apaziguamento, ensinando seu corpo e mente a experimentar calma, paciência e suavidade. Faça amizade com você mesmo, sentindo-se bem em sua própria e boa companhia.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!