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Como faço para perder peso e qual tipo de dieta posso fazer?

Milena Imaizumi 22/11/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Como faço para perder peso e qual tipo de dieta posso fazer?
Fonte: imagem Pixabay
Índice de Massa Corporal (IMC): é a relação matemática entre peso e altura

por Milena Liste

"Tenho pressão alta e quase não tenho tempo para praticar exercícios. Trabalho e estudo,  tenho 1,55 estudo e peso 100 kg. Obrigada."

Resposta: Com seus dados de peso e estatura, calculei seu IMC, Índice de Massa Corporal, que é uma relação matemática entre peso e estatura, criada por empresas de seguro-saúde americanas.

Nela, sem realizar exame clínico com o trabalhador, o médico da empresa poderia prever a morbidade (doenças que podem aparecer) do futuro empregado.  E essa relação está diretamente ligada com produtividade e ausência do trabalhador por motivos de doenças.

O seu IMC é de 41,67 e te enquadra em obesidade mórbida.

A obesidade mórbida traz algumas patologias associadas:

- Hipertensão
- Hipercolesteronomia (colesterol alto)
- Diabetes (glicose alta)
- Distúrbios músculoesqueléticos

Acredito que você esteja "careca" de saber isso e assim pediu ajuda para emagrecer, certo?

Apesar de sua atividade diária, que é o trabalho e o estudo, sinto lhe dizer que você necessita se movimentar.  O que você pode fazer ? Andar um quarteirão por dia, na hora do almoço. Aos sábados e domingos, caminhar por meia hora etc.  Muitas pessoas trabalham e estudam e ainda fazem atividade física diária e comem direito! Acredite!

Ok, você conseguiu aumentar seu gasto calórico andando mais diariamente... Já estou contando com isso.

Agora, a reeducação alimentar

Corte definitivamente farinhas brancas (são os carboidratos simples ou vulgarmente chamados de açúcares. Pão branco, arroz branco, massas brancas como:  macarrão, biscoitos, bolos, açúcar em geral e doces.

Substitua por:

Polvilho, farinhas de mandioca, de chia, de banana verde, todas as farinhas integrais, entre outras. Bolos (dessas farinhas) diet, pão de queijo, tapioca, chipa são alternativas saudáveis e que não engordam.

Arroz integral, quinua, cevadinha podem ser substitutos do arroz. Duas colheres de sopa rasa por refeição.

Invista em grãos como feijão, grão de bico e lentilha, são muito nutritivos e saciam a fome. Uma colher de sopa rasa por refeição.

Frutas: liberado somente duas frutas por dia. Escolha as da época, não exagere. Estas duas porções, coma de sobremesa ou de lanche.

Carne, ovo, leite, queijo, iogurte:  somente duas porções diárias de carne(branca ou vermelha) mais duas porções diárias de leite e derivados, ou um ovo = uma porção de carne.

Legumes: em geral duas xícaras por refeição. Por exemplo: brócolis cozido picado, colocar em duas xícaras no seu prato. Sim, isso mesmo! Alimente se saudavelmente e sinta se saciada e satisfeita.

Verduras: no mínimo 10 folhas de qualquer verdura por refeição.

Líquidos: elimine sucos e refrigerantes da sua vida! Se não conseguir, prefira os diets. De preferência para água. Ingira 1,5 litro de líquido por dia. Ingira em copos de 100 ml, assim você vai absorver todo líquido e ficará com estômago cheio sempre.

Você deve se conscientizar que seu peso vem de um hábito alimentar engordativo. Hábito é hábito, você deve insistir e eliminar os maus hábitos.

Boa sorte.

Atenção: Esta resposta não se caracteriza como uma consulta ou atendimento e não substitui a procura de um profissional especializado na área de saúde. 

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Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A professora de educação física e fisioterapeuta Milena Imaizumi responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail não serão publicados.

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TAGS :

    obesidade mórbida, dieta, IMC, caminhar

Milena Imaizumi

Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.



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