Expressar gratidão faz muito bem para a sua vida!

por Emilce Shrividya

Um dos atributos que nos permite experimentar alegria espontânea e entusiasmo é a gratidão. É uma benção quando conseguimos apreciar a generosidade de Deus e encontramos consolo no sentimento de gratidão.

Continua após publicidade

Quando nossa mente está negativa é muito difícil experimentar gratidão. Daí a grande importância de purificar a mente através da meditação, dos cantos de mantras, dos cantos do Nome de Deus, da oração.

O Yoga nos ensina que os problemas e negatividades não são nada além de energia condensada. E, que a melhor maneira de limpar o lixo mental que se acumulou nessa energia, é através dessas práticas espirituais.

Na medida, que vamos praticando com devoção e regularidade, percebemos que vamos nos libertando dos velhos pensamentos atormentadores, dos conceitos errôneos, das tendências limitantes. Ficamos mais leves e livres, porque os sentimentos desagradáveis, o medo, a ansiedade, a tristeza perdem o poder sobre nós.

Quando somos capazes de reconhecer nossa boa sorte, as bênçãos e proteção que recebemos, a gratidão brota em nosso coração e transborda em nossos pensamentos, palavras, sentimentos e ações.  

Continua após publicidade

Quando esquecemos a mão de Deus em nossas vidas e toda a ajuda que as pessoas nos deram, ficamos vulneráveis a desequilíbrios e negatividades. Esse esquecimento nos isola e nos afasta do reino de Deus em nosso interior. Portanto, precisamos nos lembrar e reconhecer o que temos recebido das pessoas e o amor que tem cruzado nossos caminhos.

O Yoga nos ensina uma lei da vida: “Quando nos tornamos gratos, recebemos mais. Quando expressamos nossa gratidão, recebemos ainda mais”.  
Em vez de pensarmos sobre o que não temos, sobre o que não recebemos, sobre o que não aconteceu no prazo que determinamos, é importante pensar em todas as coisas que aconteceram e na ajuda que recebemos.

Às vezes, achamos fácil agradecer aos outros ou à natureza, porém, achamos difícil agradecer a nós mesmos e à nossa própria vida. É triste constatar que muitas pessoas são treinadas para pensar mais no que não têm do que no que têm.

Continua após publicidade

Entretanto, podemos quebrar o hábito de pensar sobre o que não temos ou não conseguimos. Em vez disso, devemos nos focar no que somos, no que já possuímos e conseguimos realizar. Devemos reconhecer nosso aprendizado, evolução e sabedoria que acumulamos.

Você já pensou em agradecer a você mesmo e à sua vida?

Já pensou em agradecer a seu corpo? Em ser grato à sua mente?

Por alguns instantes agora, reflita sobre suas bênçãos e expresse sua gratidão.

Agradeça a Deus, a fonte divina de onde recebe tudo.

Agradeça ao fato de estar vivo, e a oportunidade de estar na Terra, aprendendo e evoluindo. Agradeça a seus pais pelo dom da vida.

Agradeça a você mesmo por suas habilidades, autoesforço, determinação. Reconheça suas qualidades e generosidade. Descubra seu próprio valor e aprenda a se amar cada dia mais.

Sinta-se grato a seu próprio corpo por tudo que ele realiza. Aprenda a tratar o corpo com respeito e amor. Cuide mais dele, com uma alimentação saudável e equilibrada. Exercite-o fazendo caminhadas diárias, musculação moderada, Hatha yoga ou Pilates.

Agradeça à sua mente. Não seja duro com sua mente se ela tem pensamentos negativos. Em vez disso, aprenda a cuidar da mente, substituindo os pensamentos negativos por seus opostos. Purifique as emoções descontroladas e os sentimentos tristes com o nobre sentimento da gratidão.  
                                                                                                                          
Faça amizade com sua mente e com você mesmo.       

Lembre-se que Deus habita em seu interior e conscientize-se cada vez mais da Luz divina em você.

Lembre-se do amor, das alegrias, da bondade que permeiam sua vida.  Reconheça suas realizações e tudo que já conseguiu.

Tenha coragem de começar mudanças internas necessárias para você ser mais livre e feliz. Encontre soluções e coloque-as em prática com coragem e autoconfiança.
Em vez de ver o mundo com uma lente cinza e triste, mude a lente de sua mente. Comece a dar valor ao que acontece no seu dia adia.  Perceba que pequenas coisas colorem seu dia como um sorriso de uma criança, de um filho, de uma neta. Coloque músicas alegres e mais risadas em seu dia. Escolha sorrir e gostar mais de você mesmo agora.

Lembre-se de todas as pessoas que têm tornado sua vida mais fácil e agradável. E, expresse sua gratidão a elas.

Agradeça as maravilhas da natureza. Sinta-se grato à Terra por tudo que ela produz para alimentar todos os seres vivos.  Ela é uma grande doadora e sempre doa sem nada pedir.

Desperte sua sensibilidade, cada dia mais, para ver a beleza de uma flor, do mar, do céu azul. Agradeça também a chuva tão importante para nós e para nosso planeta. Veja mais o nascer e o pôr-do-sol. Cada amanhecer e entardecer são diferentes e belos. E, se encante com a beleza e generosidade de nossa amada Terra.

Liberte-se de pensamentos e emoções negativos. Exercite o poder da gratidão que vai curar e eliminar sua tristeza e cansaço. Quanto mais você agradecer, mais sentirá alegria e entusiasmo em seu interior.

Esteja presente para acolher o agora, com um coração agradecido e uma mente calma, se alinhando com as energias positivas do Universo.
Namaste! Deus em mim agradece e reverencia Deus em você! Fique em paz!