Por que ele não assume nosso relacionamento?

por Eduardo Yabusaki

Quando entramos num relacionamento é importante que tenhamos a clareza que a convivência a dois passa por diferentes fases. Porém, muitos acham que tudo será lindo e maravilhoso o tempo todo.

Continua após publicidade

Isso não significa que o relacionamento não possa ser lindo e maravilhoso. É importante que o casal se empenhe para que tenham convivência positiva, tranquila e prazerosa.

Entretanto, sabemos que a rotina e o ritmo do dia a dia acabam se encarregando de dificultar ou mesmo impedir que essa convivência permaneça dessa forma. O que se deve cuidar, é para que esse cotidiano estressante não predomine e contamine a relação entre ambos, ao invés de querer negar ou fugir dessa realidade.

Além disso sabemos que, como tudo na vida, passamos por fases e no relacionamento a dois não é diferente. Vivemos um momento inicial em que tudo acontece de forma muito intensa e exclusiva entre o par. Ou seja, querem estar muito juntos, encontrar sempre que podem, curtirem e aproveitarem tudo ao máximo, fase esta em que  a paixão é intensa.

Esta fase naturalmente vai se atenuando, afinal não resistimos ficar neste pico de euforia e intensidade por muito tempo, nosso psiquismo e organismo podem entrar em colapso de tanta alternância entre sentimentos e emoções intensos e a realidade do cotidiano. Então passamos por outra fase também importante que é a de aprofundar no conhecimento um do outro e estender a convivência para os núcleos sociais: família, amigos e outros grupos. Porém, é aí que podem acontecer resistências de uma ou ambas as partes, de se sentirem receosos ou inseguros para apresentar e assumir o par publicamente.

Continua após publicidade

Por que ele não assume o relacionamento?

Por trás dessa dificuldade em assumir o relacionamento podem existir várias razões e nem seria prudente querer aqui enumerá-las de tão infindáveis que podem ser.

Só para exemplificar, pode ser desde meramente um capricho por achar tudo muito recente e se sentir inseguro, bem como questões mais profundas como medo de entrega e compromisso maior. Portanto, cada situação deve ser levada em conta de forma única e particular.

Continua após publicidade

Dicas para poder lidar com o problema

Caso isso aconteça no seu relacionamento, não se desespere:

1. Procure sempre manifestar com clareza e tranquilidade suas intenções sobre o relacionamento, ou seja, o desejo e interesse pelo compromisso.

2. Não fique fantasiando ou imaginando que vá acontecer assim ou de outra forma, procure criar um ambiente sempre sereno e descontraído para a convivência entre ambos e social.

3. Caso sinta que a manifestação pública do compromisso entre ambos esteja sendo evitada ou demorando, fale, converse, não deixe de se manifestar, pois pode ser por pura falta de encorajamento ou mesmo falta de experiência.

4. Se você sentir que o assumir está se arrastando e sendo mesmo evitado, com cuidado e paciência, procure dialogar com o seu par a respeito, pois pode existir uma dificuldade maior ou mesmo um bloqueio sobre assumir o relacionamento ou manifestar um compromisso maior. Vá com calma e procurem superar juntos tal dificuldade.

5. Se depois de todas as tentativas o seu par ainda resistir em assumir o relacionamento entre vocês publicamente, questione-se sobre a validade de permanecer ou não nele, e se, os sentimentos indicarem que sim, vá à luta, procure por ajuda profissional para que possam tratar dessa questão.

O importante é que viva e seja feliz!