DESTAQUES

Grande diferença de idade pode ser prejudicial à relação ao atingir a velhice?

Anette Lewin 14/12/2016 PSICOLOGIA
Grande diferença de idade pode ser prejudicial à relação ao atingir a velhice?
Fonte: imagem Pixabay
O casal pode ter interesses sociais diferentes

por Anette Lewin

“Vivo um relacionamento no qual sou dez anos mais velha. Algumas vezes me pego pensando em mim lá na frente, velhinha, e ele ainda novo. Como trabalhar essa parte da atração física eu sendo tão mais velha, me sinto insegura, sendo que deveria ser ao contrário. Todos os amigos dele são mais novos e isso tudo tem me cansado bastante. Amo muito essa pessoa, mas atitudes imaturas dele sempre me deixam pensativa e triste. O que fazer?”

Resposta: Primeiramente temos que avaliar se você está preocupada com sua vida amorosa do presente ou com a do futuro. Parece que o questionamento sobre a diferença de idade já existe no presente, pelo menos no que diz respeito aos relacionamentos sociais.

Os amigos dele são mais novos, você diz, e isso a cansa. Por quê?

Será que socialmente você não se sente preparada para lidar com pessoas de todas as idades?

Sente-se excluída da turma dele?

Ele muda o tratamento que dá a você quando estão em grupo?

Pense nisso e, caso entenda que você não se sente à vontade com os amigos dele, pergunte-se se você é obrigada a participar desse tipo de atividade social.

Independentemente da idade, o casal pode ter interesses sociais diferentes. Nem sempre o marido gosta das amigas da esposa e vice-versa. Neste caso o mais sensato é cada um se relacionar socialmente com quem se sente bem.

Com relação à diferença de idade no futuro, fica muito difícil prever o que pode acontecer. Por lógica, supõe-se que um casal que se dá bem a ponto de envelhecer junto não terá maiores problemas com o passar do tempo. Assim, talvez o melhor seja não levantar esse tipo de preocupação enquanto o relacionamento corre em harmonia.

Pensar muito no futuro pode tornar as pessoas ansiosas. E excesso de ansiedade, insegurança e altas angústias são fatores que têm uma probabilidade bem maior de afastar cônjuges do que idade.

Você se mostra preocupada com a perda de atratividade física com o envelhecimento. Não podemos dizer que essa preocupação é infundada. Afinal, para os homens em geral,  o visual feminino é importante. Mas se ele escolheu uma mulher mais velha, é porque se sente atraído... por uma mulher mais velha. Ambos envelhecerão com o tempo e nunca se sabe quem parecerá mais conservado no futuro. Depende da genética, dos cuidados estéticos, dos cuidados com a saúde física e mental. Assim, o importante é que você se cuide física e emocionalmente para que não deixe de ser uma parceira interessante e atraente em qualquer fase de sua vida.

Lembre-se que você escolheu um homem mais jovem para se relacionar. Tente entender o porquê dessa escolha e avalie, de tempos em tempos, se você ainda se sente bem com a pessoa escolhida. Afinal, relacionamentos podem ser válidos apenas por um tempo nos dias de independência econômica de homens e mulheres. Se ele pode não se sentir mais atraído por você com o passar dos anos, a recíproca é verdadeira.

Assim, ao invés de ter medo de ser avaliada como velha no futuro, tente avaliar se seu companheiro jovem atende suas expectativas amorosas. Em qualquer idade. Em qualquer momento. Você não pode decidir por ele, agora ou no futuro, mas é absolutamente livre para decidir por você. Em qualquer momento da sua vida. Alie-se à sua liberdade de escolha ao invés de aliar-se à imprevisibilidade da escolha alheia.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas pelos leitores. 2º) formato: de A a Z, explicar através de uma palavra em específico (verbete) o significado do que sentimos ao amar. Esta palavra será extraída de um e-mail enviado pelo leitor a esta coluna. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    casal, diferença de idade, relacionamento, atração

Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental.



ENQUETE

É possível ser você mesmo no ambiente de trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.