Orgasmo pode causar uma sensação ruim?

por Margareth dos Reis

“Sou virgem, mas já fiz sexo oral e me masturbo só pela estimulação do clitóris e parte externa da vulva. Todas às vezes sinto prazer em me estimular, mas em algum momento, sinto como se fosse algo muito intenso, que eu não conseguisse continuar a me estimular. Não sei se isso é orgasmo, porque para mim é como se fosse uma sensação ruim, de nervoso… em que tenho que me contorcer e tenho vontade de gritar, mas nunca gritei. Não sei se isso é um orgasmo, que para mim é ruim. Eu penso que pode ser, pois depois minha vagina fica muito sensível, não consigo continuar, pois sinto a mesma sensação novamente. Mas ao mesmo tempo, todas minhas amigas falam que o orgasmo é algo extremamente bom, que se sente um alívio depois é não é o que eu sinto. Estou na dúvida se há algo de errado comigo, se o orgasmo para algumas pessoas pode ser uma sensação ruim.

Continua após publicidade

Resposta: Vale começar pelo fato de que orgasmo nem sempre acontece de forma arrebatadora como as amigas descrevem. O prazer vivido na masturbação, que costuma ser o principal estímulo para o orgasmo feminino – a sós ou a dois -, vai depender de vários fatores.

O primeiro deles é a descoberta dos toques que mais excitam a mulher, seguido da sensação de descontração para atingir o clímax sexual.

Fantasias potencialmente eróticas ou sensuais também alimentam a disposição para “chegar lá”, satisfatoriamente.  Todavia, o toque no clitóris pode provocar incômodo, principalmente, quando a massagem (ou a exploração oral nessa região) ultrapassa um tempo razoável de estimulação. Sensação ruim e de dor são comuns nesses casos.

Além do exposto, o prazer é dependente do estado emocional. Ansiedade e tensão, por exemplo, são diametralmente opostos às reações positivas do corpo.

Continua após publicidade

O que podemos afirmar é que o orgasmo é uma sequência de contrações prazerosas, que dura cerca de 8 a 10 segundos com rápida queda na sensação de prazer e, que pode variar de intensidade dependendo das condições da pessoa naquele momento em que acontece esse evento íntimo. A dica para você é: não desanime e continue explorando o seu corpo e a intensidade do toque no clitóris que mais a estimula para conhecer o seu melhor jeito de aproveitar as suas sensações de prazer sexual.