Paz interior = foco no agora

por Emilce Shrividya

Quando aprendemos a viver o Agora, vamos sentindo serenidade. Os problemas imaginados por nossa mente vão se dissolvendo, pois eles não existem. São apenas criações da mente.

Continua após publicidade

Na medida em que treinamos estarmos presentes no Agora, nós nos libertamos da ansiedade, inquietude, agitação, tristeza que são criadas pelos pensamentos sobre o passado ou futuro. Esse ruído mental incessante de muitos pensamentos cria medo e sofrimento e nos impede de sentir serenidade interior.

Quando aprendemos a focar nossa atenção plena no momento presente, os pensamentos se acalmam e podemos viver uma vida mais alegre e tranquila. Vamos ficando livre dessa escravidão da mente que gera tanto sofrimento e as dores da alma como angústia, depressão, pânico e tristeza profunda.

Se nossa mente for usada de maneira errada, ela se torna destrutiva e nos domina. Muitas pessoas falam: ”Não posso controlar meus pensamentos. Eles surgem sem eu querer. Minha mente pensa o que ela quer”.  Esse é o grande sofrimento causado pela mente e muitos nem percebem que sofrem por causa de suas mentes e ainda consideram normal sentirem assim.

O Yoga nos ensina que não somos nossas mentes e que temos que aprender a usar a mente corretamente, sem permitir que ela tome posse de nós.

Continua após publicidade

Autodomínio: liberte-se da mente negativa

Primeiro passo para o autodomínio e para nos libertar da mente negativa é observar os pensamentos. Isso é um processo. Um treinamento diário e contínuo.

Comece prestando atenção nos padrões repetitivos de pensamentos, aqueles velhos padrões mentais que você já conhece de muitos anos.  Não tente parar esses pensamentos nem controlá-los. Importante primeiro é percebê-los. Sem julgamento, sem lutar contra eles. Pare de acreditar nesses pensamentos negativos, repetitivos e até muitas vezes, obsessivos. Não os alimente mais. Quando perceber que eles surgem, imediatamente, corte-os pela raiz, substituindo por pensamentos opostos e positivos.

Continua após publicidade

Insista e persista com determinação e coragem. Não é da noite para o dia que conseguimos nos libertar desses pensamentos repetitivos e padrões mentais negativos.
Perceba que a identificação com a mente cria conceitos, rótulos, condicionamentos, julgamentos, baixa autoestima, falta de confiança em si mesmo. Ao se identificar com sua mente negativa, você bloqueia sua mente positiva e nem percebe o espaço da mente neutra onde habita o Ser interior.

Você não é a sua mente

Entenda que você não é a sua mente, nem seus pensamentos. Você pode escolher o que pensar. Descubra que você é o Ser interior, fonte de toda alegria e paz.

Quando achamos que somos a mente, os pensamentos criam a ilusão de separação e o medo, porque nós nos sentimos longe do Ser interior, que é Deus em nós.  

Com a prática diária, com a mente focada nas atividades no presente, vamos percebendo quando esses pensamentos repetitivos e negativos surgem e não acreditamos mais neles. Paramos de alimentá-los.  

Com persistência e constância, começamos a limpar todo esse lixo mental e emocional acumulado por anos em nossas mentes. Escolhemos pensar positivamente. E dessa maneira, passamos a sentir uma sensação de tranquilidade que vai se intensificando.

Quanto mais direcionamos nossa atenção para o Agora, vamos nos tornando conscientes do momento. Importante estar presente na ação, sem ansiedade e tensão no momento presente. Essa é a essência da meditação na ação, de olhos abertos, com mente calma e alerta. Essa prática traz sensação de alegria e paz. Não é difícil, basta treinar para conseguir. É muito gratificante de fazer, pois desviamos a consciência da atividade incessante da mente e experimentamos a mente mais serena, sem tantos pensamentos. Isso é uma grande conquista para sermos mais felizes dentro de nós mesmos.

O Yoga nos ensina que para colocarmos esse treinamento em prática, precisamos dar total atenção a qualquer atividade comum da vida diária. Por exemplo, ao tomar banho, ao lavar suas mãos, preste atenção a todas as sensações como o contato com a água, os movimentos das mãos, o perfume do sabonete. Em vez de escovar seus dentes, pentear seus cabelos, se vestir, sem sentir o que está fazendo, de maneira automática, perceba cada detalhe. Mente consciente, alerta e serena.

Ao subir e descer escadas, preste atenção nos degraus, em cada passo e até na sua respiração. Quando fizer alongamentos, ou as posturas do Yoga ou até praticando musculação, perceba sua respiração. Apenas esteja consciente dela, perceba o ar entrando e saindo. Isso ajudará você a estar presente na ação e levar essa consciência da presença para sua vida.

Quando você for se alimentar, mastigue devagar, consciente do sabor dos alimentos. Sem pressa, nem ansiedade. Além de fazer bem à saúde, você vai comer menos, pois percebe a ordem do cérebro avisando que já está satisfeito. Assim, você estará controlando seus sentidos e sua mente.

Quando estiver dirigindo seu carro, esteja alerta e presente do que está fazendo e de tudo ao seu redor. Vai dirigir melhor e desfrutar do momento. Em vez de se aborrecer com o trânsito, aproveite para ouvir músicas relaxantes ou que você goste. Aceite o momento, acolhendo-o como ele é.

Aos poucos, você vai se surpreender percebendo as armadilhas da mente. Vai identificar os pensamentos negativos que lhe perturbavam. Muitas vezes, percebe as travessuras da mente como de uma criança levada e até sorri para essas artimanhas da mente. Isso mostra que você já não está mais levando tão a sério seus pensamentos. E assim, tão logo surgirem esses pensamentos negativos, você terá sabedoria e força para cortá-los na raiz.

Invista nesse treinamento da meditação na ação e pratique viver o momento presente.  Aprenda a lidar com sua mente e entenda que não depende de sua mente. Você é livre para escolher o que pensar e alcançar a felicidade interior.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!