DESTAQUES

O que pode dificultar o aprendizado da criança na escola?

Marta Relvas 25/01/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
O que pode dificultar o aprendizado da criança na escola?
Fonte: imagem Pixabay
Brincadeiras são indissociáveis do uso das diversas formas de linguagem

por Marta Relvas 

Um aspecto fundamental para o aprendizado é a atenção, função desempenhada por uma estrutura complexa encontrada no tronco encefálico, denominado Formação Reticular. Essa estrutura mantém o córtex em alerta para receber novos estímulos e buscar interpretá-los ou decodificá-los, principalmente os sensoriais que devem ser selecionados. Quando isso não ocorre, deparamo-nos com uma criança diferente das outras, incapaz de começar uma tarefa ou atividade e ir até o fim, possui a impossibilidade de manter-se parada, atrasada nas aquisições motoras e intelectuais, com pouca noção de perigo, presença de impulsividade, entre outras características.
 
Sabe-se que o sucesso da criança na aprendizagem da fala, escrita e leitura dependem do amadurecimento neurofisiológico das células, bem como estruturas emocionais e estímulos sociais. O brincar e as brincadeiras são indissociáveis do uso das diversas formas de linguagem. Afinal, os jogos requerem a comunicação, seja para a compreensão das regras, seja para o relacionamento entre os diferentes participantes.

A criança aprende a falar naturalmente a linguagem do grupo em que vive. Cabe à escola desenvolver a linguagem oral/formal através de atividades pedagógicas com objetivo de garantir a aprendizagem da leitura e da escrita.

Todas as pessoas têm direito a uma educação de qualidade onde suas necessidades individuais possam ser atendidas e onde elas possam se desenvolver em um ambiente enriquecedor e estimulante de seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social, seja ele regular ou especial.

Dica fundamental

É preciso pensar em todos os alunos enquanto seres em processo de crescimento e desenvolvimento e que vivenciam o ensino-aprendizagem segundo suas diferenças individuais. A proposta da educação inclusiva necessita do consenso dos pais, professores e de gestores, pois todos os alunos estão na condição de educandos, aprendizes de uma escola que deve ser de boa qualidade para todos. A escola necessita estar integrada à sua comunidade.

Consideração final

Segundo Vygotsky, “todas as funções psicointelectuais superiores aparecem duas vezes no decurso do desenvolvimento da criança: a primeira vez, nas atividades coletivas, nas atividades sociais, ou seja, como funções  interpsíquicas;  a segunda,   nas   atividades   individuais,  como  propriedades internas do pensamento da criança, ou  seja,  como  funções intrapsíquicas”.




TAGS :

    criança, escola, dificuldade, aprendizado, neurociência

Marta Relvas

Bióloga; Doutora e Mestre em Psicanálise; Neuroanatomista; Neurofisiologista; Psicopedagoga e Especialista em Bioética; Tem certificação no programa internacional em Reggio Emília Study Abroad Program na Itália; Title of People Expression Special category Best Practices in Education Neurosciences and childhood and adolescence learning of Erasmus+ University – Europe – Portugal; Membro Efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento; Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia Rio de Janeiro; Autora de livros e DVDs sobre Neurociência e Educação – Transtornos da Aprendizagem publicados pela Editora WAK e Editora Qualconsoante de Portugal; Atua ainda como Professora Universitária na Universidade AVM Educacional / Cândido Mendes, nos cursos de pós graduação em Psicopedagogia, Psicomotricidade, Neurociência Pedagógica, e na formação Docente; Professora na Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro nos cursos das áreas: saúde, licenciatura; Professora Mentora do curso de Neurociência e Educação CBI OF Miami. Professora, pesquisadora convidada no curso de pós graduação de Neurociência do IPUB/ UFRJ. Coordenadora do Programa de Pós graduação de Neurociência Pedagógica na Universidade Candido Mendes/ AVM Educacional. Palestrante no Brasil e no exterior.



ENQUETE

Suas relações amorosas duram?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.