Decepção com o par: os defeitos dele são reais ou são frutos de minhas crenças?

por Eduardo Yabusaki

Sempre que iniciamos um relacionamento somos invadidos por uma série de sentimentos intensos, gostosos e empolgantes. Diante dessa paixão arrebatadora, é comum deixarmos de observar várias características divergentes ou outras que consideramos defeitos. Assim nos entregarmos integralmente aos sentimentos que explodem em nosso peito e cérebro, regando-nos de serotonina e dopamina, hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.

Continua após publicidade

Pode acontecer de passada a fase inicial da paixão, observando melhor o par,  que a pessoa se depare com características que não considere tão positivas. Nessa hora é preciso ter muito cuidado para que não se decepcione ou se frustre profundamente. Afinal, quem não tem seus defeitos?

Antes de qualquer atitude nesse sentido, é preciso fazer uma autocrítica para que não seja injusto (a) em sua análise. Afinal de contas, por mais que tenhamos nossas convicções e valores, não significa que todos tenham que seguir a mesma cartilha, ou que ela seja única e a mais correta. Podem existir outras cartilhas que tenham outras referências de vida e que sejam tão boas quanto as nossas. Portanto, é preciso muita tranquilidade para avaliar a situação e só depois tomar decisões.

Viu defeitos no seu par? Antes, tenha os seguintes cuidados:

1. Será mesmo que aquilo que vejo como um ‘defeito’ é mesmo um problema que interferirá no relacionamento ou somente desperta preconceitos meus em relação a determinado comportamento, pensamento ou opinião do meu parceiro?

Continua após publicidade

2. Isso que vejo como um ‘defeito’ é algo que está enraizado mesmo, ou pode ser algo que mude com o tempo e amadurecimento?

3. Será que essa característica é de fato crucial para o relacionamento e impossível de se tolerar inviabilizando a convivência? Afinal, todos temos características que aos olhos dos outros podem parecer ‘defeitos’, mas que são nada mais do que o jeito, reação não intencional, ou um aprendizado ocorrido de forma diferente.

4. Se depois de avaliar seriamente tal ‘defeito’, ainda assim, continuar incomodada (o), fale, converse como seu par a respeito e, se for o caso, reveja sua posição. Desanimar e se desmotivar sem que isso possa ser resolvido, pode significar deixar de viver a oportunidade de um relacionamento de amor profundo e de uma vida inteira. Portanto, é sempre importante esgotar todas as possibilidades e não desistir por causa de um ‘defeito’ que veja no outro.

Continua após publicidade

Se você acredita que possa ser a pessoa que vale a pena, lute e construa esse relacionamento.

Com um bom canal de comunicação tudo se transforma e se supera. Acredite sempre! Viva e seja feliz!