Meu filho só fica no quarto em jogos online. O que fazer?

por Blenda de Oliveira

“Meu filho tem 22 anos e só vive no quarto, ora jogando, ora navegando. Ele está de férias e quase não sai de casa. Converso com ele, mas ele diz que está tudo bem. Já ofereci ajuda de um profissional psicoterapeuta. Mas ele disse que não precisa.”

Continua após publicidade

Resposta: Seria interessante saber como é quando ele não está de férias. Fica também no quarto, jogando? Bom, se a resposta for positiva, de fato, seria importante buscar uma ajuda.

Uma possibilidade é não passar para ele a ideia de que "precisa de terapia", mas que seria interessante que ele topasse, e você poderia ir junto, para conversar com alguém, um psicólogo, para que recebam uma orientação sobre como lidar com essa situação, inclusive para saber se é ou não caso para você ou ele, ou ambos, buscarem ajuda.

Deixe claro para ele que é uma preocupação sua. Talvez ele não precise, mas é fundamental que ele a ajude. Uma maneira de ajudar é aceitando a sugestão de procurar alguém. Ele deve estar precisando, mas, por alguma razão, tem receio e recusa. Por isso, evite falar dessa possibilidade com a conotação de que ele tem um problema, mas sim de que vocês, juntos, precisam entender o que ocorre.

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracterizam como sendo um atendimento.

Continua após publicidade