Não sei se meu parceiro é bi ou homo e ele quer que eu vá morar com ele. O que faço?

por Margareth dos Reis

Depoimento de uma leitora:  

Continua após publicidade

“Estou muito afetada, não sei se o meu parceiro é bissexual ou homossexual. Nós nos conhecemos trabalhando noutro país e começamos a ficar juntos. Ele sempre me disse que estava apaixonado e nesse tempo vivemos como um casal. Entretanto, o trabalho terminou e cada um voltou ao seu país, eu em Portugal e ele na Espanha. Assim estamos há alguns meses, mas ele vem sempre me visitar. Ele diz que me ama e que quer fazer sua vida comigo. Tudo me leva a crer que é verdade por todo o esforço que ele faz, já cheguei a ter ciúmes de outras mulheres e tinha a ideia de ele ser mulherengo até. Mas ha uns dias eu descobri uma conversa dele com alguém (que pensei ser uma mulher), mas quando vi… ele estava trocando mensagem e fotos sexuais com outro homem. A conversa foi curta, mas sei que vai voltar a acontecer e me deu ideia que não foi a primeira vez… caiu meu chão… começou meu pesadelo… comecei a juntar algumas peças de puzzle. Isto não me sai da cabeça. Não sei como abordar o assunto. Não o julgo, compreendo que ele não me tenha contado sobre sua orientação sexual por medo e vergonha. Mas não aceito viver na mentira e nem ficar sem entender o que se passa. Agora ele quer que eu vá viver com ele, que deixe meu trabalho e tudo para ir… e depois? Será ele gay ou bi? Não sei o que fazer.”

Resposta: Pelo que parece, ainda não houve uma conversa com o seu parceiro sobre as mensagens dele que você flagrou com outro homem. Vocês tiveram uma história de casal até aqui, conforme descreveu, porém falta desenvolver a intimidade para falar sobre um projeto de vida a dois, especialmente, nesse momento em que as suas inquietações sobre o relacionamento foram suscitadas. Esse é um capítulo que precisa ser aberto agora para vocês jogarem esse jogo juntos. Seja para continuar ou não a relação de vocês.

Em uma vida que é compartilhada ou se pretende que seja o exercício solitário de tentar juntar as peças de puzzle que envolve o outro, vai falhar. Somente a outra pessoa da relação é capaz de esclarecer as dúvidas que você tem acerca dela. Isso acontece, independentemente, do tema que esteja em pauta. Só se conhece bem outra pessoa na convivência. Relacionamento é, na verdade, um processo contínuo de (re)conhecimento de ambas as partes. Prepare-se para isso, formule seus questionamentos sem acusações para que seu parceiro possa se expressar mais livremente com você.

A admiração, o respeito e a cumplicidade são a base para um relacionamento se desenvolver de maneira saudável.

Continua após publicidade

Sob essa perspectiva, é bem possível que você consiga tomar decisões mais abalizadas com a realidade que se apresenta de fato, e portanto, mais segura de si e de suas oportunidades de ser feliz.

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracterizam como sendo um atendimento.