Será que você possui motivação para trabalhar por conta?

por Roberto Shinyashiki

Agora você é o técnico, o gerente de vendas ou acaba de criar uma consultoria. Não haverá ninguém acima de você para motivá-lo. A energia terá de começar dentro de você. Não adianta ficar esperando que alguém apareça para fornecer o gás extra que você precisa. Ou você cria o pique para fazer o que precisa ser feito, ou as coisas não irão acontecer. Agora, mais do que nunca, você precisa da primrira qualidade do empreendedor: a automotivação.

Continua após publicidade

Quem tem motivação própria não espera o despertador tocar para acordar. Com automotivação você não vai sentir falta do chefe. O seu líder é a sua paixão por ver as coisas serem feitas. O seu chefe é o incômodo interior, que você mesmo sente, ao ver que as coisas estão por serem feitas.

A ordem mais forte que você recebe chama-se: agora iniciativa pessoal. É ela que faz com que assuma o controle da situação nos momentos difíceis.

O professor Joel Dutra diz que há dois tipos de profissional: o que resolve problemas e o que os evita. A pessoa automotivada faz algo quando percebe que alguma coisa pode dar errado.

O empreendedor tem um senso inevitável de urgência. Sente-se mal quando um trabalho está incompleto. Por isso prefere ficar sem dormir para terminar uma tarefa, do que ser cobrado no dia seguinte.

Continua após publicidade

O seu ritmo de trabalho é intenso, porque sente o desejo de cumprir a palavra. Ele sabe que prometeu e tem de cumprir o prazo e, mais ainda, sabe que precisa apresentar um trabalho de qualidade. Sua palavra de ordem é superação: ir além do esperado. Consegue deixar o limite para trás.

O desejo intenso de ver a sua obra concretizada, faz parte da vida do verdadeiro empreendedor. A síndrome do fim de expediente passa longe dele. O projeto finalizado e a possibilidade de vê-lo em andamento é que ditam os horários. O seu amor pelo trabalho é tanto, que tende a encará-lo como diversão.

A pessoa que não tem automotivação precisa do pai para acordá-la. Precisa do pedido do chefe para ficar depois do expediente. Um profissonal desmotivado necessita que o cliente venha lembrá-lo de que o prazo de entrega já venceu.

Continua após publicidade

Quem não tem automotivação faz suas tarefas somente pressionado pelo colega ou pelo chefe.

Essas pessoas certamente irão sofrer muito, quando forem responsáveis pelo próprio negócio. Se não houver alguém para cobrá-las, sua tendência será a de se dispersar e de se acomodar.

O empreendedor tem consciência de que seu sucesso está relacionado à capacidade de sempre ter uma energia extra. Sua motivação interior extrapola os limites da mente. O profissional automotivado sempre quer mais. Para ele o céu é o limite.