Aprenda a ter emoções positivas

por Emilce Shrividya

A emoção condiciona a mente e a faz adotar certa visão da vida ou perspectiva das coisas. Ser uma pessoa com autocontrole não significa ser fria e sem emoções. Como disse Lama Rinpoche: “Não há nada errado em ser emocional. Temos que aprender a seguir as emoções positivas e deixar as negativas”.

Continua após publicidade

A mente não é composta apenas de pensamentos, mas também de emoções e padrões de reações mentais e emocionais inconscientes. A emoção é a reação do corpo à nossa mente.

Quanto mais identificado você estiver com seu pensamento, com as coisas que lhe agradam ou desagradam, com seus julgamentos e preconceitos, mais forte será a carga de energia emocional.

Para conhecer sua mente, o corpo sempre lhe dará um reflexo confiável. Mas, para observar a sua emoção, você precisa senti-la em seu corpo. Se você não consegue sentir suas emoções, terminará por senti-las como um sintoma ou um problema físico. Portanto, é importante sentir as emoções no corpo.
Quando você observa seu pensamento, ele está na sua mente. Mas, quando você observa a emoção, por ela conter um forte componente físico, ela se manifesta em primeiro lugar no corpo.

É importante sermos capazes de escolher as emoções positivas e não sermos dominados pelas emoções negativas e destrutivas.

Continua após publicidade

A Filosofia do Yoga nos ensina a superar as emoções negativas e a desenvolver o domínio sobre nossas emoções. Uma boa prática é fazer Pranayama (exercícios respiratórios) que acalmam a mente e equilibram as emoções.

Aprenda aqui a fazer Pranayama.

Pratique como explico no texto e sinta os frutos benéficos na sua vida diária. E, se sinta motivado a conquistar o autodomínio e desenvolver emoções positivas e construtivas.

Continua após publicidade

As emoções positivas nos dão confiança e clareza em nossas metas. Sabemos o que queremos e o que desejamos alcançar. Essas emoções trazem sensação de bem-estar, pois o sentido da vida se torna presente.

No entanto, as emoções negativas nos deixam sem confiança e confusos em nossos propósitos. E se perdermos o significado da vida, sentiremos tristeza, desânimo e depressão. As emoções positivas são reparadoras e nos ajudam a superar as emoções negativas que consomem nossa energia vital, nos deixando cansados e depressivos.

Quando sentimos apego, aversão, ressentimentos, raiva, nós ficamos rígidos, intolerantes e sem perspectiva. Ficamos amarrados às nossas ideias fixas e hábitos negativos e não nos abrimos para o novo.

As emoções negativas são destrutivas. Aumentam o ego e podem até criar doenças físicas, baixa autoestima, ciúmes, inveja, inimizades e separações. Quando temos emoções negativas, temos uma imagem distorcida das coisas e das pessoas e não vemos a realidade como ela é. Isso nos impede de equilibrar nossas qualidades positivas e negativas.

As emoções positivas nos revitalizam e nos fazem sentir vontade de mudar para melhor. Elas nos trazem sensação de felicidade, despertam determinação e interesse em aprender novos conhecimentos.

As emoções positivas geram estados construtivos como a boa autoestima, sentimentos de compaixão, generosidade e solidariedade. E assim, nós tornamos mais sábios e capazes de conhecer melhor a nós mesmos e aos outros, e agir de acordo com as necessidades das reais situações da vida.

Inteligência emocional

Precisamos aprender a desenvolver a inteligência emocional. Como diz Daniel Goleman em Inteligência Emocional:” capacidade de criar motivações para si próprio e de persistir num objetivo apesar dos percalços; de controlar impulsos e saber aguardar pela satisfação de seus desejos; de se manter em bom estado de espírito e de impedir que a ansiedade interfira na capacidade de raciocinar, ser empático e autoconfiante”.

Precisamos desenvolver a capacidade de identificar um sentimento ou uma emoção quando elas surgem e adquirir habilidade de discernir as emoções construtivas das destrutivas. Isso é um aprendizado. Um processo lento e gradual de maturidade espiritual.

Sinta-se motivado a desenvolver fé, bondade e compaixão. Elas são virtudes mentais e emoção positiva acumulada. Desenvolva mais a determinação e persistência para aprender coisas novas. Renove suas atitudes e tenha uma vontade sincera de se transformar para melhor cada dia mais.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!