Perdoar não é o mesmo que reconciliar

por Antonio Carlos Amador 

“Nunca me senti tão mal como no dia em que descobri a vida paralela que meu marido mantinha com minha melhor amiga, praticamente desde o início de nossa vida de casados. Parecia que meu mundo havia desmoronado de repente. Comecei a sentir muita raiva e uma vontade enorme de me vingar daquele patife e daquela piranha. Pedi o divórcio, me afastei da falsa amiga. Voltei para a terapia porque estava precisando de apoio. Aprendi a cuidar de mim mesma. ”

Continua após publicidade

Todos nós temos alguma história para contar de como em algum momento de nossas vidas fomos maltratados por alguém próximo. Alguns tiveram pais que não foram capazes de proporcionar amor e carinho; outros foram iludidos por parceiros que mentiram ou tiveram casos extraconjugais; ou tiveram amigos que as desapontaram.
Quando essas coisas acontecem, é comum a pessoa sentir-se magoada ou irada por um período de tempo. Mas a mágoa e o rancor deveriam ser sentimentos passageiros, não permanentes. Neste último caso, muitas pessoas nunca superam os acontecimentos ruins de que foram vítimas e guardam ressentimentos que atrapalham a vida e prejudicam a saúde.

Perdoar é ser capaz de por desejosamente de lado ressentimentos em relação a uma pessoa que fez algo errado, foi injusta ou causou sofrimento ou dano de alguma outra forma. Não é o mesmo que se reconciliar com o outro ou desculpá-lo, e não é apenas aceitar o que aconteceu ou deixar de sentir raiva. Em vez disso, perdoar envolve uma transformação voluntária de nossos sentimentos, atitudes e comportamentos em relação a alguém, de modo que não sejamos mais dominados pelo ressentimento e possamos expressar compaixão, generosidade ou sentimentos semelhantes pela pessoa.

Não é uma questão de entender o perdão como uma renúncia ao direito de nos sentirmos irados quando formos maltratados ou feridos. Quando somos capazes de perdoar conservamos também a possibilidade de nos sentirmos irados, mas usamos essa habilidade com mais sabedoria.

Perdoar não significa fechar os olhos às coisas ruins que nos fizeram. O perdão nos ajuda a controlar as emoções e a preservar o bom senso. Neste sentido não gastamos uma energia desnecessária, sentindo raiva e sofrimento em relação a coisas sobre as quais não temos poder. O perdão nos ajuda a reconhecer que não podemos mudar o passado, mas nos permite libertar-nos do mesmo.

Continua após publicidade

Quando somos capazes de perdoar alguém por sua terrível conduta (sem esquecê-la) podemos renascer, descobrindo que o perdão nos permite sentir menos raiva. Não renunciamos à nossa capacidade de nos sentirmos irados, mas à sensação de ficarmos presos a uma quantidade excessiva de raiva. Constatamos que à medida em que diminui nossa obsessão pela situação que nos injuriou, somos capazes de tomar decisões melhores e de apreciar a vida e nossos entes queridos.