Relação morna: é amor ou costume?

por Eduardo Yabusaki

Ao longo da vida a dois, vivemos e enfrentamos diferentes momentos que fazem parte, naturalmente, do processo de desenvolvimento do relacionamento e da convivência.

Continua após publicidade

Entretanto, quando se permanece numa condição mais morna ou pouco intensa, é sempre importante refletir e chegar a um entendimento sobre o que pode estar acontecendo no relacionamento ou na vida de cada uma das partes envolvidas.

Naturalmente, se as coisas estão bem e equilibradas, há uma tendência à acomodação entre as partes, inclusive fazendo com que se acostumem com a convivência tranquila ou mesmo pacata demais. Porém, se não houver incômodos entre as partes, isso pode não ser um problema. Passa a ser, se uma ou ambas as partes, não ficam bem, e sentem-se insatisfeitas ou mesmo perturbadas com tal situação. Isso pode ser inclusive fruto do momento atual de vida, como por exemplo, exigência elevada da carreira profissional de um ou de ambos. Se há um incômodo, esse precisa ser manifestado e resolvido.

Por que relações longas ficam mornas?

Quando os sentimentos vão se consolidando entre as partes, naturalmente, há uma acomodação e as manifestações podem ficar mais mornas também. Porém, se isso incomoda, é preciso que seja manifestado, pois não dá para ficar satisfeito com o mínimo ou menos do que já tenha sido as demonstrações de afeto, carinho e sentimentos.

Continua após publicidade

A manifestação do amor deve ser, dentro do possível, diferenciada e ter certa constância. Por isso, não se acomode quando sentir insatisfação.

Seis dicas para lidar com a insatisfação no relacionamento:

1. Não olhe para o outro com dúvidas sobre os sentimentos. Se isso acontecer, manifeste seus sentimentos, que num bom relacionamento certamente serão correspondidos.

Continua após publicidade

2. Lembre-se, que bons sentimentos despertam bons sentimentos. Portanto, não permaneça magoada(o), extravase e resolva os sentimentos negativos. O que fortalece o amor são os bons sentimentos vividos e nutridos um pelo outro.

3. Quando as manifestações são desencontradas, ou seja, você espera uma forma de afeto e recebe outra diferente, quer um carinho físico, mas só ouve palavras reconfortantes, não se conforme ou se acomode com isso: busque você a aproximação e o contato físico.

4.  A intensidade de manifestação afetiva varia de tempos em tempos, de pessoa para pessoa, de uma circunstância para outra. Porém, ninguém tem o dom de adivinhar o que você espera. Por isso, se não foi como desejava, seja proativo e busque você aquilo que deseja e como deseja.

5. Uma boa comunicação é sempre o melhor caminho para o entendimento, dialogue sempre e não economize para chegar ao entendimento, coesão e boa convivência.

6. Se você se sentir travado para expressar seus anseios e sentimentos, pois falar pode não ser tão simples, escrever para o outro é uma alternativa e oportunidade para refletir e organizar as suas ideias.

Viva e seja feliz!