por Marilena Lavorato
O uso de plantas para curar doenças é muito antigo. Podemos usar as plantas medicinais em chás ou outros preparos caseiros, desde que tenhamos conhecimento sobre os efeitos, formas e quantidade de uso.
Importante destacar que plantas medicinais in natura e remédios fitoterápicos são coisas distintas. Fitoterápicos são remédios manipulados com uma concentração de ativos padronizados de origem vegetal produzidos pela indústria farmacêutica.
Já as plantas medicinais são ervas, folhas e cascas para preparos caseiros. Cada planta medicinal tem seu principio ativo e por isso é recomendada para determinada situação.
Os preparos também variam. Podem ser cozidas, misturadas com a comida ou feitas em infusões. Os mais conhecidos são os chás que passam de mãe para filha.
O Brasil é um país com uma rica flora medicinal. Quem tem interesse em conhecer mais sobre este assunto deve pesquisar. Existem publicações a respeito das propriedades das plantas medicinais, para que servem, como devem ser preparadas, quantidades, indicações, etc.
Conhecimento das gerações passadas, saberes populares, com muita sabedoria e amor, para curar nossos pequenos e grandes males, do corpo ou da alma.
Sem muito esforço, consigo sentir o cheiro daquele chá de hortelã quentinho, servido por uma avó carinhosa dizendo que ele nos acalmaria. E funcionava, não apenas pelo principio ativo da planta, mas também pelo carinho dos avós.
Assine nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre nosso conteúdo.