Cosmética: não aos parabenos

por Sonia Corazza
 
Você já deve ter lido vários rótulos cosméticos com esta afirmação “Não contém parabenos”. E é bem provável que não entenda qual a vantagem dessa ausência nos seus produtos.  Explico:

Parabenos são substâncias químicas que evitam o crescimento de micro-organismos indesejados nas fórmulas cosméticas e dessa maneira garantem o prazo de validade do produto, tornando seu uso seguro sob o ponto de vista de não trazer organismos patogênicos para sua pele ou cabelo.

Continua após publicidade

Aparecem nas embalagens com as seguintes denominações:

 Ethyl paraben, Methyl paraben, Propyl paraben, Butyl paraben, Isobutyl paraben

E então qual o malefício que pode causar?
 
Segundo pesquisas científicas recentes conduzidas por entidades independentes e idôneas, como o EWG (The Environmental Working Group) — organização ambientalista norte-americana especializada em pesquisa e advocacia nas áreas de produtos químicos tóxicos e responsabilidade corporativa –, os parabenos  são danosos ao ser humano. Tais estudos mostram que os parabenos afetam negativamente o sistema imunológico, são potencialmente alergênicos e  agem como desrreguladores endócrinos. Até câncer de mama pode estar ligado ao uso de parabenos  – se você quiser saber mais, pode ler aqui:
 
http://www.ewg.org/enviroblog/2015/11/common-preservative-in-personal-care-products-linked-breast-cancer
 
Os parabenos afetam a saúde humana e também ambiental, já que resíduos de todos os cosméticos que você usa, acabam indo para o planeta.
 
Se a essa altura você está pensando que seus cosméticos vão ser atacados por fungos e bactérias, não se preocupe, pois existem vários outros agentes químicos com a mesma função de evitar a proliferação de bichinhos não bem-vindos ao seu pote de creme.
 
Particularmente gosto das associações de álcool benzílico e benzoatos, por sua eficácia e segurança toxicológica,  que podem aparecer com estas denominações:
 
•  Benzyl Alcohol, Phenoxyethanol,  Potassium Sorbate
 
• Sodium benzoate, potassium sorbate
 
• Benzoic acid/potassium benzoate/sodium benzoate
 
• Sorbic acid/potassium sorbate
 
Essas são minhas dicas para balizar suas compras de maneira segura.