O que fazer quando seu par diz para continuarem casados, mas só como amigos?

por Eduardo Yabusaki

Esta questão parecer estranha para todos que sonharam, desejaram, planejaram e se organizaram para viver um casamento. Porém, nem todos que vivem um casamento tiveram uma estruturação sobre relacionamento a dois ou sequer se questionaram se um dia isso faria parte dos seus ideais.

Continua após publicidade

Sim, pode parecer incrível existir pessoas que tenham entrado num casamento sem maiores reflexões ou avaliação das consequências, e essa é uma realidade que temos observado em nossos consultórios de terapia individual ou de casal. Pessoas que chegam com conflitos pessoais por não saberem o que fazer para enfrentar dificuldades oriundas de problemas no relacionamento ou que estejam em grandes dificuldades em seu casamento, pois não conseguem resolver questões básicas de convivência.

Um relacionamento problemático pode chegar ao ponto de uma das partes propor que permaneçam juntos, casados, porém que tenham apenas uma convivência de amigos. Mas como isso seria possível? Qual o propósito de se manter um casamento nessas condições? Impensável não é mesmo?

Pode sim parecer incomum ou mesmo surreal. Entretanto, é uma situação que pode tranquilamente acontecer. E aí, o que fazer? Veja isso pelo menos como uma oportunidade de avaliar e refletir sobre seu relacionamento.

Dicas para poder lidar com o problema:

Continua após publicidade

1. Em primeiro lugar, não se desespere ou pense que será o fim do mundo se o casamento acabar, considere que você é uma pessoa forte e que enfrentará seja qual for o desfecho da situação.

2. Avaliem e reflitam conjuntamente sobre os sentimentos e afetividades entre ambos, pois pode ser apenas uma fase difícil e os bons e profundos sentimentos ainda existem e podem sobrepor-se aos problemas.

3. Se realmente o casamento enquanto estrutura de troca, compartilhamento, carinho, afeto, desejo e amor não existir mais, é preciso que avaliem se vale a pena permanecerem juntos ou não. Ficar casado, mas só como amigos, quando   uma das partes não desejas isso, pode não ser uma boa escolha.

Continua após publicidade

4. A escolha pelo que decidirão fazer deve ser tomada entre ambos e não unilateralmente, a melhor decisão não é aquela que seja a ideal ou a mais sensata, mas sim aquela que vá atender aos interesses de ambos e deixando-os bem e tranquilos.

Não tema pelo inesperado, mas sim fortaleça-se mesmo que o que decidirem seja contrário ao que sonhou, idealizou ou desejou. Crie forças e energia para buscar seus ideais, afinal sempre há tempo para ser feliz! Acredite sempre em você e lute!