DESTAQUES

Conheça os 6 biomas brasileiros

Marilena Lavorato 02/05/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
Conheça os 6 biomas brasileiros
Fonte: imagem Pixabay
Bioma é o conjunto dos seres vivos de uma área: Amazônia é o maior do Brasil

por Marilena Lavorato

O Brasil possui um ativo de imenso valor formado pela abundância de recursos naturais em seu território. Possui seis biomas com uma rica biodiversidade em cada um deles.

Bioma é o conjunto dos seres vivos de uma área. O ecólogo americano Frederic Clements definiu bioma como uma comunidade de plantas e animais, geralmente de uma mesma formação, porque sofrem influências da latitude, e por consequência, do clima.

O Brasil possui seis grandes biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.  Cada um desses biomas abriga uma rica diversidade de vida vegetal, mineral e animal com características específicas. E seu estado de conservação define o fornecimento de bens essenciais à sobrevivência de populações humanas e de outras espécies.

Vamos conhecer um pouco cada um deles:

Amazônia

A Amazônia guarda a maior diversidade biológica do planeta. Neste bioma, tudo é grandioso. São 2.500 espécies de árvores (ou 1/3 de toda a madeira tropical do mundo) e 30 mil espécies de plantas (das 100 mil da América do Sul). A bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo: cobre cerca de 6 milhões de km2 e tem 1.100 afluentes. Seu principal rio, o Amazonas, corta a região para desaguar no Oceano Atlântico, lançando ao mar cerca de 175 milhões de litros d’água a cada segundo.

O clima é quente e úmido e sua vegetação caracterizada pela floresta fechada com árvores de grande porte.  A fauna é muito diversificada, composta por insetos e por uma infinidade de espécies de aves, macacos, jabutis, antas, pacas, onças e outros. Este bioma ocupa cerca da metade do território do Brasil e está concentrado nas regiões Norte e em parte da região Centro-Oeste.

Cerrado

O segundo maior bioma da América Latina; é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas.  Este bioma é o refúgio de 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins dos trópicos. Mais de 220 espécies têm uso medicinal e mais 416 podem ser usadas na recuperação de solos degradados, como barreiras contra o vento, proteção contra a erosão, ou para criar habitat de predadores naturais de pragas. O cerrado ocupa uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional, incluindo os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas.

Mata Atlântica

A mata atlântica foi uma grande floresta costeira brasileira e é o bioma mais rico em biodiversidade. Hoje, restam aproximadamente 7% de sua cobertura vegetal. A Mata Atlântica abriga formações florestais e ecossistemas associados como as restingas, manguezais e campos de altitude com 20.000 espécies de vegetais (cerca de 35% das espécies existentes no Brasil), e uma rica fauna de aves, anfíbios, répteis, mamíferos e peixes. Neste bioma vivem aproximadamente 120 milhões de brasileiros.

Caatinga

A Caatinga é muito rica em biodiversidade, tanto vegetal quanto animal, sobretudo de insetos. É por isso que o sul do Piauí, por exemplo, é favorável à criação de abelhas. Engloba os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais.

Pantanal

O Pantanal é a maior planície inundável do mundo e se encontra no coração da América do Sul. Este bioma sofre influência direta de outros três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. O Pantanal se estende pelo Brasil, Bolívia e Paraguai. No Brasil se encontra nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Pampa

Dominado por gramíneas, com poucas árvores, sempre foi considerado mais apropriado para a criação do gado. Entretanto, em 2004 foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como um bioma. As paisagens naturais do Pampa são variadas, de serras a planícies, de morros rupestres a coxilhas. Também é no Pampa que fica a maior parte do aquífero Guarani.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e outros




TAGS :

    bioma, amazônia, caatinga, pantanal. cerrado, pampas, mata, atlântica

Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

Você sente dificuldade de sair de um relacionamento abusivo?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.