DESTAQUES

Escrever é essencial para aprender

Marta Relvas 30/05/2017 COMPORTAMENTO
Escrever é essencial para aprender
Fonte: imagem Pixabay
Que tipo de escrita se deseja que se desenvolva? Manuscrita, digital?

por Marta Relvas

Biologicamente o humano não nasce com o circuito da escrita pronto, ele é desenvolvido pelo processo da cultura dos símbolos, signos e significados.

Hoje, deve-se pensar na escrita em várias possiblidades e aspectos. Que tipo de escrita se deseja que o humano desenvolva? Manuscrita, digital?

Essa resposta só será possivel quando o humano entender que o fundamental é a funcionalidade da expressão através da comunicação, verbal, não verbal, escrita, falada ou linguagens de sinais. O fundamental é a comunicação!

Vivemos em uma sociedade da linguagem escrita, e essa nos provoca criar e construir possibilidades, horizontes. Es(crever) é apresentar-se de várias maneiras.

O único animal capaz de realizar tal capacidade é o humano, devido ao desenvolvimento e aprimoramento do sistema locomotor superior, mais o refinamento da oponência do polegar, provocando um movimento fino e delicado em forma de pinça. Os movimentos menos refinados, como apreensão grossa e grotesca ficaram para os animais menos evoluídos na escala biológica.

O cérebro humano vem sofrendo plasticidade neuronal intencional com a finalidade de desenvolver um neocórtex mais hábil para exercer atividades motoras finas, como a escrita, costurar, bordar, elaborar instrumentos e utensílios.

Todo esse processo se dá pelo resultado da potencialidade neural do córtex motor, este possui fibras nervosas e motoneurônios que inserem–se nos músculos estriados esqueléticos, elaborando ações de respostas através da placa motora, tendo como principal função a de ativar a produção de neurotransmissores do sistema neuromuscular e o ato do movimento voluntário dos músculos estriados esqueléticos dos membros superiores ou inferiores.

O humano ganhou um neocórtex, que é um aparato biológico do pensamento, da reflexão, *metacognição. Importante para o desenvolvimento da linguagem, memória, atenção, tomadas de decisões, e quando estimulado, provoca o refinamento da leitura e escrita. Nesta área, existe o córtex visual, que é responsável em receber estímulos externos e processá-los para a organização da memória visual.
       
Somos cérebros leitores e escritores, a cultura da leitura e escrita fortalecem a nossa evolução cerebral e promovem novas conexões neuronais. Então, escrever é preciso!  

* A metacognição foi definida por John Flavell (Stanford University) nos anos 1970 como o conhecimento que as pessoas têm sobre seus próprios processos cognitivos e a habilidade de controlar esses processos, monitorando, organizando, e modificando-os para realizar objetivos concretos.




TAGS :

    cérebro, escrever, aprender, metacognição, neuroplasticidade

Marta Relvas

Bióloga; Doutora e Mestre em Psicanálise; Neuroanatomista; Neurofisiologista; Psicopedagoga e Especialista em Bioética; Tem certificação no programa internacional em Reggio Emília Study Abroad Program na Itália; Title of People Expression Special category Best Practices in Education Neurosciences and childhood and adolescence learning of Erasmus+ University – Europe – Portugal; Membro Efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento; Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia Rio de Janeiro; Autora de livros e DVDs sobre Neurociência e Educação – Transtornos da Aprendizagem publicados pela Editora WAK e Editora Qualconsoante de Portugal; Atua ainda como Professora Universitária na Universidade AVM Educacional / Cândido Mendes, nos cursos de pós graduação em Psicopedagogia, Psicomotricidade, Neurociência Pedagógica, e na formação Docente; Professora na Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro nos cursos das áreas: saúde, licenciatura; Professora Mentora do curso de Neurociência e Educação CBI OF Miami. Professora, pesquisadora convidada no curso de pós graduação de Neurociência do IPUB/ UFRJ. Coordenadora do Programa de Pós graduação de Neurociência Pedagógica na Universidade Candido Mendes/ AVM Educacional. Palestrante no Brasil e no exterior.



ENQUETE

Você desempenha seu trabalho com fé?







VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.