Conheça os alimentos antiacne e os causadores de espinhas

por Jocelem Salgado

Tratamentos estéticos de última geração e diferentes cremes são sempre procurados, principalmente pelas mulheres, para manter e/ou recuperar a pele dos danos sofridos diariamente pelas agressões externas.

Continua após publicidade

Além da busca constante pela firmeza da pele, outros problemas cutâneos são constantemente combatidos. Dentre esses, a acne.

Diferentemente do que muitos pensam, a acne não é um problema restrito à fase da adolescência. Adultos com mais de 25 anos também são acometidos com os problemáticos cravos e espinhas.
 
A acne é uma doença que está diretamente relacionada com o aumento da atividade dos nossos hormônios. Esse aumento faz com que também aumente a produção de sebo pelas glândulas conhecidas como sebáceas. O sebo, substância que, em quantidades adequadas, protege a pele dos agentes externos e da perda de água que levaria à desidratação. Porém, quando as glândulas sebáceas começam a funcionar a todo vapor, a oleosidade acaba favorecendo o entupimento dos poros. Além disso, é valido ressaltar que essa doença pode ter vários quadros, podendo ser inflamatória ou não.

A acne também pode estar relacionada à colonização de bactérias, entre elas, a principal é a do gênero Propionibacterium acnes.

Ainda não existe consenso sobre as reais causas da acne. No entanto, diversos estudos apontam que a alimentação também pode ser um fator extremamente influente no surgimento e no agravamento do quadro dessa doença. Aquela velha história do “somos aquilo que comemos” é a mais pura verdade quando se trata da nossa pele.

Continua após publicidade

O famoso chocolate sempre foi apontado como o principal vilão para a acne. No entanto, estudos recentes apontam que outros alimentos também estão envolvidos na piora do quadro clínico dessa doença.
   
Alimentos com altos índices glicêmicos são os mais prejudiciais quando o assunto é a pele. Quando consumimos muitos doces, tortas, balas e bolos estamos contribuindo para a elevação dos níveis de açúcares no sangue. De acordo com pesquisas, o consumo exagerado desses alimentos, também estimula a produção de alguns hormônios como a testosterona, responsável pelas características sexuais masculinas. Além disso, esses alimentos são pobres em fibras e nutrientes e podem provocar rugas e flacidez na pele.

O leite e seus derivados também são vilões da cútis. Apesar do leite ser um alimento nutritivo, excelente fonte de cálcio, esse deve ser evitado por pessoas que apresentem quadro clínico grave de acne. Isso se deve ao fato de que esse alimento possui alta concentração de hormônios, contribuindo para o aumento da produção de sebo nas glândulas da pele.

As carnes são alimentos fonte de proteínas de alto valor nutricional, mas seu consumo em excesso pode contribuir para o aparecimento de acne devido à presença de quantidades significativas de hormônios.

Continua após publicidade

No entanto, não se apavore. Assim como existem alimentos que auxiliam na piora do quadro clínico, existem alimentos que conseguem evitar seu surgimento ou reduzir o quadro da doença. Esses alimentos podem atuar de diferentes formas e mecanismos de ação.

Alimentos antiacne:

Peixes
 
O atum, arenque, sardinha são fontes de ácido graxo ômega-3. Eles têm ação anti-inflamatória. Estudos recentes concluíram que o consumo frequente de peixe reduz a incidência de acne.

Frutas e verduras

As frutas e verduras de cores amarela e alaranjada também são alimentos aliados na saúde da nossa pele. Isso ocorre devido à presente de betacaroteno, um pigmento responsável pela cor desses alimentos. Eles são potentes antioxidantes que combatem processos inflamatórios e também são precursores da vitamina A, que contribui para a manutenção da saúde da pele. O consumo de verduras deve ser de 1 porção (equivale a um pires de sobremesa) em uma das refeições, pelo menos 4 vezes por semana

Abacate e açaí

O abacate e o açaí também é uma dupla infalível quando o assunto é acne. No caso do abacate, o mérito é do ácido oleico, e do açaí, as antocianinas, compostos altamente antioxidantes e anti-inflamatórias. Devemos consumir pelo menos 4 col./sopa de abacate (sem açúcar), 2 vezes por semana, e 1 tigela de açaí, 1 vez por semana (bata 1 polpa de açaí com 1 banana-nanica pequena e 1 col./chá de uva-passa).

Linhaça, semente de abóbora e chia

A linhaça, semente de abóbora e chia também não podem faltar para quem quer manter a pele livre de cravos e espinhas, elas contêm doses de ômega 3 e fibras, evitando picos de açúcar e o excesso de insulina. A semente de abóbora ainda é fonte de zinco. O recomendado é o consumo de 2 col./sopa de semente de linhaça, abóbora ou chia todos os dias no café da manhã ou no lanche da tarde, no iogurte ou na fruta. Ou faça um rodízio entre elas. Mas inclua, diariamente, 1 col./chá de óleo de linhaça, na salada.

Hortaliças

Algumas hortaliças também devem ser incluídas nesta lista, sendo as principais o brócolis, repolho e agrião. As hortaliças do grupo das brássicas fornecem fibras e minerais (enxofre, magnésio e zinco), que desintoxicam o organismo. Com isso, deixam a pele mais bonita. Em excesso, as impurezas favorecem processos inflamatórios que podem deixar marcas no rosto. Consuma 1 prato de sobremesa (varie os vegetais), em pelo menos uma das refeições, todos os dias. Mais um copo de suco de clorofila, 3 vezes por semana. A receita é fácil: bata 100 ml de água de coco + 1 punhado de couve ou de agrião ou 2 flores de brócolis + suco de 1/2 limão + 1 rodela de abacaxi.

Castanha-do-Pará, de caju, macadâmia

Muito famosa devido ao seu alto conteúdo de selênio, a castanha-do-Pará auxilia no processo de cicatrização da pele. Outros alimentos com alto teor de ácidos graxos, como as amêndoas, castanha-de-caju e macadâmia, também têm zinco, mineral que regula a produção excessiva de sebo. Mas é importante ressaltar que ao consumir esses alimentos fique atenta à reação do seu organismo. Em algumas pessoas, por serem sensíveis à arginina, esses alimentos podem aumentar o aparecimento da acne. A dica é consumir 1 porção pequena de mix (2 castanhas + 5 amêndoas ou 1 castanha + 3 amêndoas + 2 macadâmias), 2 vezes por semana.

Cúrcuma – açafrão-da-terra

Tempero muito utilizado para dar coloração amarela à comida, a cúrcuma (açafrão-da-terra), também pode auxiliar nesse processo de redução da acne. Isso se deve ao fato de ser rica em curcumina, substância que tem ações anti-inflamatória, antioxidante e desintoxicante. O consumo de uma colher de café por dia é o ideal.  

Consuma água

Outra dica extremamente valiosa é o consumo de água. Ela é fundamental para a hidratação da pele. A recomendação é o consumo médio de 2 litros por dia ou 50 – 60ml/kg de peso.

Fibras

Por fim temos as fibras, elas estimulam o bom funcionamento do intestino, o que é importante para a eliminação de toxinas e uma pele bonita. Elas também evitam picos de açúcar no sangue e a produção de insulina, hormônio que em excesso, provoca inflamação nas células e, consequentemente, acne.

A aveia tem outra vantagem: é rica em zinco. Esse mineral dificulta a formação de sebo e atua na renovação celular. O ideal é o consumo de 2 col./sopa de aveia ou 2 fatias de pão integral no café da manhã e 3 col./sopa de arroz integral ou 1 pegador de macarrão integral nas refeições principais.

No entanto, vale a pena ressaltar que para se ter uma pele bonita e viscosa é necessária a adoção de hábitos saudáveis tais como: consumir uma dieta equilibrada, dormir bem e praticar atividade física.

Além disso, deve-se lembrar que saúde não é só o bem-estar físico, envolve também o bem-estar psíquico e social. Por isso, dedique um tempo para você relaxar, ler um livro, ver um filme e também buscar sempre que possível a companhia de pessoas queridas. Juntando tudo isso, a garantia de uma pele linda e livre de acne é certa.

Então, não perca mais tempo e comece hoje mesmo a cuidar da sua pele.