Campeão na carreira e espírito olímpico

por Roberto Shinyashiki

Embora já se tenha passado um ano dos Jogos Olímpicos (Rio 2016), duas lições presenciadas nos jogos são perenes:

Continua após publicidade

1º) Nos deparamos com muitos atletas radiantes pelas conquistas de medalhas de ouro, de bronze ou de prata, nos emocionamos com momentos de entrega e de superação e também nos comovemos com as derrotas.

2º) Costumo destacar que o espírito olímpico também revela outras grandezas e comportamentos que podem ser seguidos pelas pessoas que estão fora das grandes disputas esportivas e que almejam chegar ao topo na vida profissional ou pessoal.

A grande diferença no comportamento das pessoas que têm cabeça de campeão e aquelas que estão no segundo lugar é que o vencedor planeja, realiza, comemora, acredita em si mais do que todo mundo e age como um campeão. Já os perdedores sempre têm uma explicação pelo mau desempenho, uma desculpa para a derrota, antes mesmo de irem à disputa final em qualquer área da vida, seja pessoal ou profissional. Eles já entram derrotados e acabam derrotados. Tenho certeza de que muita gente já se deparou com explicações como essas.

Seja qual for a área em que você estiver disputando conquistas – pessoal ou profissional – quero destacar algumas dicas para aumentar as suas chances de realizações. A palavra agora precisa estar em evidência o tempo todo. Um campeão não deixa para amanhã, pois sabe que o seu concorrente pode fazer hoje. Os campeões sempre estão abertos a constantes transformações. Eles são mutantes e têm plena consciência de que para vencer é preciso virar o jogo quando as coisas não acontecem como planejado.

Continua após publicidade

Outro ponto importante é que o campeão, para atingir alta performance, não se permite estar despreparado para os desafios. Está sempre pronto e disposto. Independente da situação que vem pela frente, um campeão sempre mantém o foco e a concentração. Eles aceitam correr riscos e tiram da cabeça a palavra não. Os vencedores acreditam na capacidade que têm de criar e se permitem arriscar. Sempre devemos ter em mente de que é preciso sempre fazer o melhor, aconteça o que acontecer.