Seja persistente e encontre sua força interior

por Emilce Shrividya  

Pensamos que uma pessoa é nossa amiga, e outra nossa inimiga. No entanto, as escrituras do Yoga ensinam que: ”Você é seu próprio amigo e você é seu próprio inimigo”. Se você plantar a semente do amor, colherá amor, abundância, prosperidade. Se você plantar a semente do ódio, você colherá ódio e infelicidade.

Continua após publicidade

Esse é um grande ensinamento: podemos ser felizes sendo nosso próprio amigo ou podemos ser muito infelizes e tristes tornando-nos nosso próprio inimigo. Amigos podem nos ajudar e consolar. Um inimigo pode nos prejudicar, pode nos perturbar, mas quando estamos sós, em nossa casa, em nosso quarto, não existe inimigo. Estamos sozinhos. Assim, se estivermos em paz conosco mesmos, somos nosso próprio amigo. Mas, se estivermos infelizes conosco, raivosos, guardando ressentimentos, remoendo ofensas ou relembrando tudo de desagradável que alguém falou, nós nos tornamos nosso próprio inimigo.

Quando você conquista seus sentidos e os leva a fazer o que você quer que eles façam, você tem autodomínio sobre sua mente e experimenta amizade e apoio interno. Sem essa conquista sobre seus sentidos e mente, você fica cheio de dúvidas. Experimenta uma divisão interna, como se tivesse duas mentes. Como se cada uma quisesse uma coisa; assim você se sente comandado pelas incertezas da mente.

Algumas pessoas duvidam de si mesmas, porque não experimentaram a força de sua própria fonte interior. Não tem motivação, nem entusiasmo. São como joguetes da mente inquieta e ansiosa. Sentem que não são o que deveriam ser.

A maneira de nos conectar com esse centro de força interior é pela meditação e pelo relaxamento profundo. Ao fazer essas práticas com regularidade, encontramos a nascente do amor e da Verdade do Ser interior, que é Deus em nós.

Continua após publicidade

Quando sentimos essa fonte inesgotável de força, amor e paz, nossa vida é transformada para melhor. É uma transformação real e quando a experimentamos, não desistimos mais dessas práticas poderosas e transformadoras. Vamos nos sentindo cada dia mais motivados a ter o centro correto e descobrir o que é melhor para nossa vida.

Importante é persistir nas práticas diárias. Priorize um tempo para relaxar e meditar. Nunca desista de encontrar essa fonte interior de Luz, coragem e apoio. Ir para o interior pode ser difícil a princípio, mas se continuar praticando, acabará encontrando sua fonte de tranquilidade e coragem.

O Yoga nos ensina com histórias para nos ajudar a assimilar os ensinamentos:

Continua após publicidade

Duas rãs, pai e filho, um dia caíram em um balde de leite. Nadaram e nadaram até que o pai disse: “Estou ficando fraco. Vou desistir. Não posso continuar”.  O filho respondeu: “Ó pai, não desista! Alguma coisa pode acontecer e poderemos nos salvar!”

O pai não conseguiu, desistiu de lutar e morreu.

O filho tinha um corpo jovem e mais entusiasmo, e continuou a se debater, a lutar, a nadar. Enquanto isso, o leite foi se tornando cada vez mais espesso. Quanto mais ele nadava, mais o leite ficava duro, e finalmente, se transformou em manteiga. Quando o balde ficou cheio de manteiga, ele com facilidade saltou para fora e se salvou.

Assim, esta simples história nos mostra a importância da persistência e de não desistir facilmente ao primeiro obstáculo. Uma das qualidades que poderá nos levar a fazer mais progressos tanto em nossa vida profissional, material, como no caminho espiritual é a persistência. Quando continuamos tentando e não desistimos, o universo inteiro conspira para nos ajudar e Deus nos concede Sua graça.

O que nos dá mais força para continuar é a meditação, pois ela nos dá coragem. Ao nos voltarmos para dentro, ao meditar, descobrimos e sentimos muita força, serenidade, grandeza e divindade no interior.

Clique aqui para aprender a meditar e relaxar.

Medite e sinta intuição, apoio e inspiração. Torne-se seu próprio amigo e descubra seu poder interior. Torne-se capaz de tornar esta força consciente e a aplique em todas os momentos, bons ou difíceis. Persita! Insista! Você merece o melhor! Conquiste a mente pacífica e seja mais feliz e sereno.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!