DESTAQUES

Estou com 10 kg a mais. Como perdê-los?

Milena Liste 13/12/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
Estou com 10 kg a mais. Como perdê-los?
Fonte: imagem Pixabay
Durante a jornada de trabalho, se levante a cada meia hora

Por Milena Liste  

Depoimento de uma leitora  

“Bom dia. Estou com 10 quilos a mais. Meu metabolismo era acelerado. O médico me dizia que se ficasse parada eu gastava energia. Hoje estou com 49 anos e trabalho 10 horas por dia sentada. Engordei e não consigo gastar energia. Gostei muito de sua coluna e gostaria de saber se existe uma orientação para quem fica 10 horas sentada diariamente. Obrigada.”

Resposta: Coincidentemente, temos a mesma idade. Sempre digo, que a melhor idade é a que passamos no momento. Se não é, faça tudo o que estiver ao seu alcance para assim ser. A gente nunca está tão velha, o quanto podemos estar...

Hoje em dia, com esse excesso de informações e facilidades que está na nossa frente, é quase impossível nossa mente não se “repletar” de novidades e objetivos pessoais.

Mas, um ponto é crucial, seja rápido ou lento o seu metabolismo, se você fica 10 horas ou uma hora sentada diariamente, você somente irá emagrecer se comer menos calorias e gastar mais calorias. Conscientize- se disso.

Vamos trabalhar nas informações que você me passou:

1.    49 anos, mulher
2.    Sedentária
3.    10 kg a mais

Sobre sua idade atual, PODE ser que seu metabolismo esteja “mais lento”, mas enquanto seu FSH (hormônio folículo estimulante) e outros hormônios femininos estiverem dentro da normalidade, você está apta a engravidar, traduzindo, ainda não está no climatério.

Neste período denominado climatério, o metabolismo se altera, podendo algumas mulheres desenvolver alteração de humor, perda de cálcio ósseo, acúmulo de gordura na região abdominal, entre outras dezenas de sintomas.

Se os seus hormônios tireoidianos estiverem também ok, seu metabolismo de queima de gordura e regeneração de diversos tecidos também estão perfeitos. Se você estiver com a glicemia dentro da normalidade, perfeito. Caso contrário, procure um médico urgente. Não dá, de jeito nenhum iniciar um programa de emagrecimento com a resistência à insulina (cuja principal consequência é a glicemia alta). Na minha vida profissional, menos de 1% apresentava obesidade por “diminuição“ de metabolismo.

Quanto ao sedentarismo, CONSCIENTIZE-SE.  Não dá para ficar parada com 50 anos. A idade certa é agora e sempre para começar.

Faça o máximo com o seu corpo:

- Ande um quarteirão a mais;

- Faça faxina na sua casa;

- Suba e desça escadas para trabalhar;

- Durante a jornada de trabalho, se levante a cada meia hora, intercalando, uma vez beba um copo de água, na próxima meia hora vá ao banheiro.

- Na hora do almoço, caminhe meia hora;

- Ao chegar em casa, caminhe no seu bairro, meia hora. Movimente-se mais nas menores ocasiões do seu dia a dia;

- Nos finais de semana, caminhe por uma hora no sábado e domingo;
 
- Queime calorias e ative o funcionamento das suas glândulas (tireoide, pâncreas principalmente);

- Seja ativa!

Ahhh!!! Agora... alimentação

Glúten, açúcar, lactose e gordura. Três “vilões” da atualidade. Será?

Minha sugestão é pesquisar cada um desses e, a partir das informações colhidas, realizar suas escolhas para colocar dentro do seu corpo alimentos saudáveis. A alimentação saudável irá refletir diretamente na sua aparência, disposição mental, músculos, pele, cabelo, glândulas, órgãos e vísceras funcionando bem.

Você não mencionou sua estatura, então não consegui calcular o seu Índice de Massa Corporal (IMC), que é o peso dividido pela estatura ao quadrado. Se ultrapassar de 24,99, alerta vermelho: obesidade. Calcule o seu IMC. Existem vários sites que calculam para você.

De qualquer modo, 10 kg acima do seu peso normal, provavelmente terá que mudar seus hábitos alimentares, pois a perda de peso SOMENTE SE REALIZARÁ com essa mudança.

O tamanho da porção, a qualidade nutricional do alimento e o corte de fritura, álcool, doces e farinhas brancas (trigo) devem ser modificados no seu hábito.

Ao longo de 6 anos, fui alterando aos poucos meus hábitos alimentares e perdi exatamente 10 kg, sem perceber, sem flacidez e sem passar fome.

Basicamente, cortei farinha branca (por sentir dores abdominais e flatulência), frituras, lactose (devido à minha rinite alérgica),doces e álcool somente nos fins de semana. Alimentos saudáveis foram o sucesso. Porções reduzidas à metade. Verduras e legumes aumentados ao dobro.

TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



Já orientei muitos pacientes e alunos sobre perda de peso. Hoje, acredito que a mudança no hábito alimentar seja o fundamental. Estudos comparando, exercícios físicos, dieta, exercícios físicos + dieta, mostram que quem perde mais peso e o grupo de exercícios + dieta.

Em segundo lugar, o grupo da dieta.

E em terceiro lugar, o grupo do exercício.

Ou seja, somente malhar pode não ser efetivo na perda de peso.

Assim, espero que você inicie hoje mesmo, sua correta alimentação vivendo ativamente sua vida profissional e pessoal.

Boa sorte!

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de educação física ou médico e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A professora de educação física e fisioterapeuta Milena Liste responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail não serão publicados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    trabalho, sentada, emagrecer, metabolismo

Milena Liste

Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.



ENQUETE

Paulo Coelho diz que os grandes prazeres da vida são grátis. Você concorda?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.