DESTAQUES

Meu marido é um devedor compulsivo. O que faço?

Blenda de Oliveira 03/01/2018 PSICOLOGIA
Meu marido é um devedor compulsivo. O que faço?
Fonte: imagem Pixabay
Todas as compulsões são cíclicas

por Blenda de Oliveira

Depoimento de uma leitora

TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



 

“Há três anos passamos por muitas dificuldades ele pegava meu cartão e pagava as contas. Então tirei o cartão dele e disse que se ele não limpasse o nome dele, o casamento acabaria. Ele foi, negociou as dívidas e começou a pagar, só que começou a fazer novas dívidas e agora tem meses que não contribui com as despesas de casa, porque está pagando as dívidas. Não aguento mais e o pior é que finge que está tudo bem.”

Resposta: Provavelmente isso irá continuar. Quadros compulsivos mudam com tratamento, principalmente psicoterápico. Todas compulsões são cíclicas. Ele se endivida, paga, quando é cobrado e se endivida de novo.

Sugiro que você busque uma ajuda para ser orientada em como lidar com essa situação e quem sabe ele tope receber uma ajuda, também. Compulsões são quadros difíceis de tratar, mas, ainda, há bom prognóstico se houver disposição para assumir e enfrentar o problema.

A necessidade extrema que ele tem de gastar, fazer dívidas, pagar as dívidas (se for pressionado) e novamente, fazer dívidas não é tomado por ele como um problema, por isso parece que tudo está bem. Não tente esperar que tudo se resolva sozinho ou não exija-se ser a pessoa que irá lidar e resolver o problema.

Procure ajuda de um psicoterapeuta e/ou psiquiatra para trocar ideias sobre como gerir essa situação. Entendendo melhor o que ocorre, pode encontrar alternativas. Abraço.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo ou médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira responderá dúvidas e perguntas sobre conflitos familiares e entre pais e filhos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    marido, comprador, compulsivo, dívidas, oneomania

Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

Virtude exagerada se transforma em “pecado”?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.