DESTAQUES

UFJF: professor participa de eventos nos Estados Unidos sobre espiritualidade e psiquiatria

Redação Vya Estelar 25/04/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
UFJF: professor participa de eventos nos Estados Unidos sobre espiritualidade e psiquiatria
Fonte: imagem Pixabay
Este ano a Associação Mundial de Psiquiatria (WPA), se posicionou no sentido de determinar maior reconhecimento do papel da religião e da espiritualidade nos tratamentos mentais

Da Redação

O professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e diretor do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes), Alexander Moreira-Almeida, irá participar de eventos sobre o reconhecimento da espiritualidade na psiquiatria como instrumento relevante no tratamento da saúde mental.

TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



Em solo americano, o professor irá participar do Congresso Nacional de Psiquiatria, entre os dias 5 e 9 de maio, e ministrará aula na Faculdade de Medicina de Harvard, no dia 10 do mesmo mês.

Especialista em Espiritualidade e Saúde Mental, Moreira-Almeida alcançou notoriedade internacional com seus estudos sobre o tema que atualmente é bastante discutido no meio acadêmico e tem o Brasil como referência.

O fato mais recente sobre o assunto foi o posicionamento da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA), ocorrido neste ano, que determina maior reconhecimento do papel da religião e da espiritualidade nos tratamentos mentais.

O Congresso Americano de Psiquiatria acontece anualmente em diferentes cidades e Nova Iorque será a sede desse ano. Alexander integrará, como apresentador, três sessões de debate. Além do professor, a doutoranda do Nupes, Cristiane Shumann, também terá participação no Congresso. “O Nupes tem alcançado uma grande visibilidade nacional e internacional não apenas com a participação qualificada, como apresentações orais, organização e coordenação de mesas, mas também em eventos de destaque na área, como é o caso deste congresso, e com as publicações que têm alcançado um grande número de citações, bem como com iniciativas de divulgação científica como a ‘TV Nupes’, que é vista em mais de 180 países.”

Em Harvard, o professor irá ministrar aula que prevê a discussão fundamentalmente sobre a publicação da WPA em relação à espiritualidade. A importância de levar o assunto àquela que é considerada a melhor Universidade no campo da psiquiatria é ressaltada por Moreia-Almeida. “É uma grande honra ser convidado para ministrar uma conferência em uma das melhores universidades do mundo. Além dessa oportunidade de troca de experiências, será um momento importante para o aprofundamento de parcerias. Já temos um mestrando co-orientado pelo Prof. John Peteet de Harvard e pretendemos planejar novas colaborações para um futuro próximo.”




TAGS :

    psiquiatria, espiritualidade, saúde, mental, ufjf

Redação Vya Estelar



ENQUETE

Paulo Coelho diz que os grandes prazeres da vida são grátis. Você concorda?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.