DESTAQUES

Fisioterapeuta cria aplicativo de suporte a portadores de fibromialgia

Redação Vya Estelar 25/04/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
Fisioterapeuta cria aplicativo de suporte a portadores de fibromialgia
Fonte: - foto: reprodução/ProFibro via Facebook
Usuários tiveram redução significativa na severidade dos sintomas e no impacto geral da fibromialgia na qualidade de vida

Da Redação

A fisioterapeuta Susan Lee King Yuan desenvolveu um aplicativo para smartphones para auxiliar portadores de fibromialgia no autocuidado. As funcionalidades da ferramenta, chamada ProFibro, foram concebidas com base em experiências clínicas e evidências científicas na literatura.

TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



A fibromialgia é uma condição de alta prevalência, que causa desconforto físico, sofrimento mental e comprometimento das relações sociais. De acordo com Susan, o aumento da popularidade da chamada mobile health (tecnologias móveis para a saúde) a incentivou a pensar em um aplicativo como recurso de suporte no tratamento de indivíduos com fibromialgia. Os resultados positivos encontrados em ensaios clínicos demonstram o potencial desse recurso na mudança de comportamento e tratamento de algumas condições crônicas.

Susan explica que, explorando o ProFibro, o usuário poderá aumentar seu conhecimento sobre a síndrome e seu tratamento, organizar suas atividades diárias, acompanhar a evolução do seu estado de saúde, além de iniciar um programa de exercício físico, entre outras atividades.

O ProFibro foi testado em um ensaio clínico com 40 voluntários. Após seis semanas, os participantes apresentaram uma redução significativa na severidade dos sintomas e no impacto geral da fibromialgia na qualidade de vida.

O projeto é resultado da tese de doutorado de Susan Lee King Yuan, intitulada Desenvolvimento de Aplicativo Móvel para Promoção de Autocuidado de Pacientes com Fibromialgia, orientada pela professora Amélia Pasqual Marques.

O aplicativo foi desenvolvido com o apoio da Fapesp, e pode ser baixado gratuitamente no Google Play.

Atenção
Pesquisadora ressalta que o ProFibro é um recurso complementar ao tratamento convencional e não deve ser utilizado em substituição ao profissional de saúde.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FMUSP

 

 




TAGS :

    aplicativo, tratamento, fibromialgia, profibro, fmusp

Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Eleição presidencial no Brasil se transformou em plebiscito de Bolsonaro?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.