DESTAQUES

Caminhada, corrida e ciclismo: há diferença entre fazer esteira, spinning e ao ar livre?

Milena Liste 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Praticar cada uma dessas atividades depende das condições de cada pessoa

por Milena Liste

Resposta: Caminhada, corrida, bicicleta, bicicleta ergométrica e esteira são, na verdade, o mesmo estímulo para o nosso sistema cardiopulmonar e circulatório (veias e artérias).

Nosso coração, pulmão, veias e artérias não sabem o que são essas atividades. O que eles sabem e que ao realizarmos essas atividades, estamos movimentando mais de 70% de nossos músculos, que precisamos de mais oxigênio, mais batimentos cardíacos e maior dilatação das veias e artérias para levar esse sangue oxigenado até nossos músculos.

Diferenças de cada atividade para cada pessoa:

1ª) Condicionamento físico individual: se você é sedentário, faça caminhadas. Se não há local ao ar livre para caminhar, realize a caminhada numa esteira. Se você tem problema de coluna, não caminhe, pratique ciclismo ou bicicleta ergométrica. Se você já tem condicionamento, corra, ao ar livre ou na esteira.

2º) Objetivo: seu objetivo é saúde, bem-estar, perda de peso, condicionamento físico?

Se for saúde e bem-estar, faça caminhada, corrida ou bicicleta nos momentos aprazíveis, locais adequados com regularidade e disciplina, 3 vezes por semana ou até diariamente. Se for perda de peso, saiba que correr (ao ar livre ou esteira) é a atividade de maior queima calórica. Em seguida a caminhada e bicicleta. Com frequência diária para este objetivo.

Se for condicionamento físico, a corrida seria a melhor opção, com planejamento adequado.

Então, tudo depende de cada pessoa.

Por exemplo, uma pessoa com osteoporose deve caminhar ou correr, para ter impacto no quadril e coluna, no horário permitido no sol, ou se esteira, terá que ter um tempo para tomar sol. Se tiver problemas de coluna, desvios posturas ou artroses, ideal o ciclismo.

Se o local de caminhar for inadequado por motivo de poluição, segurança pessoal, a indicacão é a esteira. Se a pessoa tem dificuldade de arrumar uma esteira, caminhada ao ar livre.

Enfim, o importante é manter uma regularidade com frequência mínima de três vezes por semana, intensidade moderada e uma duração mínima de 20 minutos.

Bons treinos.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A professora de educação física e fisioterapeuta Milena Liste responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail não serão publicados.

ENVIAR PERGUNTA



Milena Liste

Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.



ENQUETE

Paulo Coelho diz que os grandes prazeres da vida são grátis. Você concorda?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.