DESTAQUES

Posso conciliar RPG e pilates?

Milena Liste 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Depende, cada caso é um caso

por Milena Liste

"Qual seria o intervalo entre um e outro?"

Resposta: A sua pergunta é uma dúvida de muitas pessoas.

A minha resposta é: depende. Depende do SEU estado de saúde, do SEU tempo disponível, da SUA atividade de vida diária, da sua condição financeira, de vários fatores associados à vida do paciente.

Às vezes, pode-se realizar simultaneamente uma sessão de RPG por semana com duas sessões de pilates, ou vice-versa ou ainda uma sessão de cada na semana. Ou às vezes o paciente está com uma crise tão forte de dor na coluna que só consegue realizar RPG. Por vezes, está se sentindo clinicamente bem, sem dor, com amplitude de movimento completa, com força muscular e daí passa a realizar somente o pilates clinico (conduzido por fisioterapeuta, especificamente para portadores de patologias na coluna).

Não sei se contemplei a sua dúvida, mas a minha resposta continua... Depende!

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A professora de educação física e fisioterapeuta Milena Liste responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail não serão publicados.

ENVIAR PERGUNTA



Milena Liste

Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.



ENQUETE

O Jornal da Cultura veiculou matéria apontando que o brasileiro não está animado com a Copa do Mundo. E você, está empolgado?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.