DESTAQUES

Verão: desafio para começar a malhar ou para ficar em forma?

Milena Liste 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Projeto verão: dieta saudável e equilibrada, exercícios físicos na medida certa

por Milena Liste

Apesar do biotipo individual, isto é, ser magro, baixo, gordo, alto, braços e pernas longas, braços e pernas grossas, todos os anos, nessa mesma época, recebo as seguintes questões:

"Como emagrecer rápido?"; "Como faço para adquirir músculos em quatro semanas?"; "Não como nada exagerado, mas não perco peso e nem a barriga"; "Tenho pernas finas" e por aí vai...

Perder peso

Minha resposta deve ser frustrante, pois perder peso rápido traduz-se em perda de água e músculo, então não existe emagrecer (gordura) em sete dias. Além de não ser nada saudável.

Ficar sarada

Um músculo só produz mais fibras musculares (que é a célula muscular) entre quatro a oito semanas com uma carga de moderada a alta. Se você for sedentário e começar a malhar agora, tem que iniciar leve e ao longo de oito semanas trabalhar mais pesado para hipertrofiar (aumentar o músculo de tamanho). Portanto, não dá para ficar "fortão" ou "sarada" na praia em quatro semanas!

Não dá para ficar sarada em 4 semanas

Perder barriga

Somos todos mamíferos. Ao longo dos anos, o mamífero acumula gordura embaixo da pele e na área abdominal ou visceral. São reservas energéticas para eventuais estresses, como trabalho, doenças entre outras. No caso dos bichinhos de estimação, eles têm que ter reservas para caçar, pular grandes distâncias e alturas, correr, brigar com os outros bichos. Como atualmente eles não necessitam mais fazer isso, observe os pets da sua casa que são mais velhos... gordinhos e barrigudos!

Corpo é sábio

Nosso corpo é sábio, pois tudo o que comemos a mais, ele transforma em reserva energética, seja abaixo da pele do corpo, seja entre as vísceras, em volta do fígado, pâncreas, estômago, intestino. Mas, não se desespere! Você pode afinar sua silhueta com uma alimentação adequada. Ao fazer uma reeducação alimentar, você vai perder os milímetros de gordura que estão sob a pele. Ao realizar atividade aeróbica: caminhada ou corrida, bicicleta, natação ou hidroginástica, você irá literalmente queimar a gordura visceral - aquela proeminência na sua cintura.

O verão está chegando! Sempre é maravilhoso ter um ânimo para iniciar um novo desafio.

Dieta saudável e equilibrada, exercícios físicos na medida certa, alegria no dia a dia, disposição para os novos objetivos... Comece hoje mesmo e prepare se para o verão 2017!

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A professora de educação física e fisioterapeuta Milena Liste responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail não serão publicados.

ENVIAR PERGUNTA



Milena Liste

Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.



ENQUETE

Você se sente infeliz no trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.