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Dieta pré-vestibular: alimentação regrada e fitoterápicos auxiliam no combate ao estresse

Redação Vya Estelar 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

Da Redação

Às vésperas da maratona dos vestibulares, jovens descontam a ansiedade e o nervosismo na comida.

O fim de ano é sempre período de apreensão e ansiedade para os jovens que tentam um lugar nas melhores universidades do país, para aguentar a pressão provocada pela responsabilidade, muitos deles buscam na comida uma válvula de escape, resultado: disfunções hormonais e o inevitável ganho de quilinhos extras.

Não é somente a balança que sofre com o pré-vestibular, pele e cabelo também são muito afetados nesse período. A médica endocrinologista Maria do Carmo Sobral Lins, explica que a falta de vitaminas e minerais e uma alimentação rica em gordura implicam no ganho de peso e na oleosidade de pele e cabelo.

Para passar por essa fase sem grandes mudanças no seu corpo a doutora indica alguns tratamentos eficazes para manter esses jovens sadios, tranquilos e concentrados para o vestibular.

Alimentos para concentração e memorização

A alimentação é ponto chave para esse processo. Para os que precisam de concentração e memorização um grande aliado são os alimentos ricos em ácidos graxos Omega 3 (peixes, como o salmão) e ferro (feijão, fígado, beterraba). "Os princípios ativos desses alimentos aumentam a capacidade de concentração e memorização, diz.

Balas de colágeno diminuem saciedade

Para os jovens que comem por impulso a doutora explica que as balas de colágeno trazem benefícios de saciedade. Livre de drogas que podem causar dependência, as balas de colágeno são manipuladas com princípios ativos naturais e podem conter por exemplo a Gymnema Sylvestre uma planta que inibe o desejo por doces. "O extrato das folhas dessa planta elimina o desejo de comer doce além de reduzir os níveis de triglicérides e colesterol no sangue", revela.

Manter a pele longe das acnes e da oleosidade excessiva, bem como os cabelos, a ingestão de vitamina A e betacaroteno são essenciais. "Produtos de origem animal como leite, fígado e ovos são ricos e vitaminas A. Já os vegetais, frutas, espinafre, brócolis e beterraba, são ricos em betacaroteno", esclarece. Mas fique atento, a vitamina A é rica também em colesterol. Por isso, prefira os betacarotenos que no organismo se transformam em vitamina A.

Muito estudo e a ajuda desses fitoterápicos garantem um período tranquilo e longe do estresse pré-vestibular.




Redação Vya Estelar



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